As vozes femininas da tuna anfitriã, e das que a ela se juntam, irão aquecer a cidade.

O Tunão – Festival de Tunas Femininas, organizado pela Tun’ao Minho, está de volta com a sua sétima edição, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, e promete trazer animação e boa música à cidade de Braga. Com um programa de quatro dias, vão ser diversos os eventos que farão os estudantes invadir as ruas da cidade, partilhando com quem os rodeia a sua paixão pela música.

Esta será a primeira edição internacional do festival, contando com a participação de uma tuna do país vizinho. Assim, os espectadores poderão contar com atuações de um total de dez tunas: cinco extraconcurso, quatro a concurso e, claro, a da tuna organizadora, a Tun’ao Minho.

O primeiro evento presente no programa será já esta quarta-feira, dia 15 de novembro, no Largo dos Peões, onde decorrerá o Arraial Tasc’a Piela. Este arraial, com entrada livre, tem como por objetivo aproximar o festival dos estudantes da academia minhota, contando com a participação da Tun’ao Minho, dos Bomboémia, da Augustuna e da Azeituna, para animarem a noite.

Já na sexta-feira, dia 17 de novembro, dia em que se celebra 11 anos da Tun’ao Minho, está programada a Noite de Serenatas a Braga, que decorrerá no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho. Nesta noite, as tunas a concurso e extraconcurso, nomeadamente a Tuna Universitária do Minho e a Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, irão atuar.  Apesar da entrada ser gratuita, o espaço tem um número limitado de lugares, pelo que é aconselhado aos interessados no evento que cheguem cedo.

No dia seguinte, será no Parque S. João da Ponte que se vai encontrar, durante a tarde, o principal foco. Aqui poderá encontrar uma tenda que acolherá diversas atividades, estando nestas incluída uma oficina de percussão promovida pelos Bomboémia e uma campanha de adoção por parte da ADAAVV – Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde. Esta última está inserida na causa solidária deste ano onde, através da doação de alimentos e outros bens, poderá apoiar os animais desta associação.

Ao cair da noite, o Altice Forum Braga irá receber o evento mais destacado e aguardado do festival: o espetáculo com as tunas a concurso. Durante cerca de três horas, os espectadores poderão assistir às atuações da Vibratuna, vinda de Vila Real, da Tuna Feminina de Economia do Porto, da TFIPCA, de Barcelos e a Tuna Feminina de Medicina de Valencia, que prometem apresentações que demonstrem o melhor das tunas académicas. Além disso, este evento irá ainda contar com a atuação da tuna extraconcurso Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e a apresentação do grupo Página Solta.

No domingo, dia 19 de novembro, dar-se-á por terminado o festival. Num encontro de despedida, a zona universitária acolherá novamente as tunas convidadas.