A trigésima segunda edição do festival “Guimarães Jazz” arrancou com o concerto da aclamada banda norte-americana.
No passado dia 9 de novembro, o Centro Cultural Vila Flor encheu a sua plateia para ouvir o primeiro concerto do festival que durará até dia 18. A noite foi protagonizada pela mítica Vanguard Jazz Orchestra, que dedicou este concerto ao centenário do nascimento de um dos seus criadores, Thad Jones.
Após um pequeno discurso introdutório sobre a história de Thad Jones e a sua orquestra, os músicos entraram em palco. Ouviram-se as palavras “Ok, are we cool? 1 and 2…” vindas do baterista e o concerto começou.
A primeira música foi “Mean what you say” composta pelo próprio Thad Jones, instaurando uma excitação geral nas pessoas ao ouvirem as primeiras notas. Nesta música, o saxofonista Ralph Lalama dirigiu-se ao centro do palco para um solo, fazendo soar na plateia assobios e pequenos gritos de apoio.
É também de destacar o solo Dion Tucker (trombone), na música “Kids are pretty people” que levou a plateia ao êxtase, manifestando efusivamente o agrado na sua atuação. O reportório passou também por uma composição de Jim McNeely especialmente para a banda, onde o solo de Dick Oatts, o mais antigo membro da orquestra, fez levantar a plateia que o aplaudiu entusiasticamente.
A energia do público e dos artistas esteve sempre em alta durante todo o concerto. Isto, devido ao ritmo do jazz, e também às intervenções carregadas de humor de Douglas Pruviance (trombone baixo) que arrancavam facilmente gargalhadas do público.
“Fingers” seria a última música da noite, se não fossem tantas as aclamações do público para que o espetáculo se prolongasse. Do alto da sua experiência e longa vida de palcos, Pruviance apelou, em tom de brincadeira, ao público que fechasse os olhos e imaginasse que os músicos tinham saído e já regressado ao palco, uma vez que a idade já não os ajudava nesse ritual.
O clássico de Thad Jones, “Don’t get sassy”, encerrou esta primeira noite, em ambiente de energia contagiante, da trigésima segunda edição do Guimarães Jazz.