Os The Neighbourhood (The NBHD) nasceram a 19 de abril de 2013 e foi este o álbum que os estreou. O álbum I Love You. trouxe uma das músicas que os ia tornar mundialmente reconhecidos. Infelizmente, não foi o suficiente para colocar a banda no patamar das grandes celebridades musicais, mas não ficaram longe.

O álbum foi lançado no mesmo ano em que AM dos Arctic Monkeys preenchia as lojas de CD e vinis. Talvez se possa atribuir ao ano de 2013 um certo crédito por trazer rock alternativo e grunge. Ainda que muitos considerem os The Neighbourhood uma cópia barata dos Arctic Monkeys, a banda distingue-se por elementos criativos e belos.

Um deles sendo o seu maior hit “Sweater Weather”. Presente neste álbum, a música atingiu mais de dois bilhões de reproduções no Spotify. Foi a faixa que os levou para grandes palcos, onde artistas como Travis Scott, BROCKHAMPTON e os The 1975 foram os seus atos de abertura. Ainda assim, é a única música que faz qualquer pessoa dizer: “Ah, são esses os The Neighbourhood?”; mas não é por falta de tentativa.

Faixas como “W.D.Y.W.F.M?” ou “Everybody’s Watching Me (Uh Oh)” são igualmente grandiosas. Com guitarras de garagem, a voz de Jesse Rutherford e o desejo pelo sucesso, as músicas tornam-se unskippable. No entanto, ao contrário do que o vocalista menciona em “Everybody’s Watching Me (Uh Oh)” foram poucos os que efetivamente lhe prestaram atenção. Contudo, não foi isso que retirou o talento à banda: as produções contribuíram para vincular a sua personalidade.

Um erro do álbum de estreia é começar pelas duas piores músicas que tem. “How” tem cerca de um minuto de introdução com um instrumental crescente. Isto não é apelativo para grande parte dos apreciadores musicais. Já “Afraid” escapa um pouco da retórica, mas continua a ser das poucas faixas que nos surpreendem. No entanto, as letras que nos relatam abusos de substâncias e um percurso de vida traumático estão lá para tornar o vocalista Rutherford num símbolo sexual perfeito para as fãs.

“Let It Go” resume o sucesso que a banda teria pela frente, podendo ser considerada uma música escrita por um génio. Jesse Rutherford previu que o sofrimento e o esforço eventualmente teriam retorno (“Couldn’t quite see what the future held / And as days went by it would tell itself / Let it struggle just a little bit more”), mas como? Até hoje permanece um dos melhores mistérios do álbum. Tanto “Alleways” como “Female Robbery” trazem uma certa nostalgia daquilo que foi a adolescência da banda. Ao contrário do que muitos assumem, os The NBDH não são britânicos e retaliam na perfeição aqueles que assim pensam, com cenários californianos a preencher a infância e as letras das faixas (“And whenever the sun came out, we played”).

No entanto, tão depressa falamos de skinny dipping como relembramos uma infância traumática em “Staying Up” (“All the money’s been wasted from last week / I can’t even leave / So I sleep in the basement, making up rap beats”). Termino com duas pérolas preciosas de I Love You.: “Flawless”, que ganhou recentemente fama na popular rede social TikTok, e “Float”, uma faixa que parece nunca receber o devido reconhecimento.

“Flawless” quase retira o fator alternativo do rock dos The Neighbourhood. Ouvi-la dá-nos um visível cenário de um bar em que dois estranhos cruzam olhares e fogem juntos. Um vocalista que pouco dinheiro ganha e uma rapariga que lhe dá todas as riquezas que sempre quis. É uma das melhores faixas românticas e não surpreende a popularidade que atualmente adquire dada a perfeição lírica (“The problem with love, is I’m blinded by it / It rattles my lungs, but my mind is / Tangled between your little flaws”). Já “Float” é o simples caminho que a banda devia ter seguido na identidade musical, vindo daí a sua apreciação.

The Neighbourhood foi uma banda com um enorme potencial e teve o seu auge durante a época do Tumblr. O Tumblr deixou de ser popular, e parece que os The Neighbourhood também. A banda era considerada pouco reconhecida, e assim que o TikTok faz a sua magia e lhes dá a devida popularidade… anunciam hiatus e o baterista é expulso.

Ainda assim, os anos de grande sucesso e de sonhos californianos finalmente realizados foram o suficiente para dar a fama que Rutherford sempre quis. Quanto aos restantes membros, aproveitaram enquanto conseguiram. Uma coisa é certa: se os The Neighbourhood regressarem, terão um número maior de fãs à sua espera.