O resultado do duelo minhoto foi decidido na marca dos onze metros.

Nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, assistiu-se ao fecho da 13ª jornada da Liga Portugal Betclic, num confronto entre dois conjuntos minhotos. O jogo entre Gil Vicente FC e Moreirense FC realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos e terminou num empate. Este encontro ficou pautado pela falta de grandes oportunidades de golo de parte a parte.

Logo ao segundo minuto, uma jogada de variação rápida de flanco por parte da equipa da casa, resultou num penalti assinalado pelo árbitro, por falta sobre Tidjany Toure. A cobrança foi efetuada de forma exemplar por Pedro Tiba, que colocou a bola no canto inferior direito da baliza adversária, não deixando quaisquer hipóteses de defesa ao guarda-redes.

A primeira oportunidade de golo por parte dos visitantes surgiu ao minuto 14, na sequência de um pontapé de canto. A bola viajou até à cabeça do avançado brasileiro André Luís, que cabeceou para defesa de relativa facilidade de Andrew.

Os cónegos procuraram ao longo da primeira parte alterar o marcador através de transições ofensivas e recuperações de bola em zonas avançadas do terreno. À passagem da meia hora quase o conseguiram. Alan recebeu a bola ainda fora da área e, na tentativa de fazer o gosto ao pé, acabou por ver a bola a raspar no poste esquerdo da baliza.

Ainda antes do intervalo, desta vez por parte dos galos, quase se gritou golo através da conversão de um pontapé de canto. O cruzamento efetuado por Fujimoto culminou num cabeceamento do central Rúben Fernandes, mas o esférico apenas passou perto da trave dos axadrezados. As equipas foram, então, para o intervalo após uma primeira parte quase sem oportunidades claras de golo e que ficou marcada pelos combates a meio-campo.

Ao minuto 65 surgiu o primeiro sinal de perigo da segunda metade. Camacho recebeu a bola através de uma mudança de flanco ainda fora da área, de seguida puxou para dentro e armou o remate, que, por sua vez, morreu nas luvas de Andrew. Aos 81 minutos foi assinalado penalti a favor da turma de Moreira de Cónegos. André Luís foi chamado a converter e não facilitou, bola para um lado e guarda-redes para o outro.

Até ao final do jogo não houve mais lances passíveis de registo de parte a parte, assim sendo a partida terminou com o empate a uma bola. Com este resultado, o Gil Vicente desceu para o 14º posto da tabela classificativa, tendo alcançado a dúzia de pontos. Já o Moreirense FC manteve o sexto lugar, agora com 22 pontos.

Na próxima jornada, os galos viajam até ao distrito de Aveiro, para defrontar o FC Arouca, no sábado, dia 16 de dezembro, pelas 18h. Os axadrezados irão enfrentar os algarvios do Portimonense SC em casa, no domingo, dia 17 de dezembro, pelas 15:30h, a contar para a 14ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Na conferência de imprensa, Vítor Campelos disse o seguinte, referindo-se à sua equipa: ” … falamos várias vezes dos detalhes, que têm-nos custado pontos, e se calhar hoje mais um detalhe, que infelizmente nos tiraram dois pontos, mas temos que crescer com os erros.” O treinador gilista fez ainda questão de reforçar a ideia que o “campeonato é extremamente competitivo”, realçando que “uma equipa que conseguir fazer duas vitórias seguidas, com toda a certeza vai dar um pulo na tabela classificativa”.

Já o timoneiro dos cónegos, Rui Borges, afirmou que a sua equipa cumpriu com o que lhes foi pedido, dizendo que a equipa não foi competente no terceiro terço: “fomos bastante consistentes faltou-nos, lá está, ser mais inspirados na tomada de decisão final”. Para além disso, deu mérito ao Gil Vicente, acrescentando que “é uma boa equipa, uma equipa que tem os pontos em casa, uma equipa que individualmente, na frente, tem jogadores muito fortes e muito bons, por isso é que tem tantos golos marcados”.