O Natal festeja-se por todo o Minho de maneiras diferentes, mas com muita luz, alegria e criatividade.
Nesta época festiva, o Guia ComUM transporta-nos para as regiões do Minho reconhecidas por todo o país pelas suas comemorações natalícias. As cidades e vilas do Minho ganham vida com a magia do Natal e as praças iluminadas, mercados de Natal e eventos culturais tornam estes concelhos destinos imperdíveis para quem pretende celebrar a temporada de forma autêntica e calorosa.
Braga
Durante o mês de dezembro e à semelhança de anos passados, Braga Natal ganha mais luz e o espírito das festas faz-se ouvir. Ao desbravar os recantos da cidade minhota, somos envolvidos pela atmosfera animada e encontramos diversas atividades que enchem as ruas de público de todas as idades, incluindo turistas que são, ano após ano, atraídos à cidade para este mês de eventos.
Uma das mais aclamadas tradições da cidade neste período natalício é, sem dúvida, o Bananeiro. Uma tradição com mais de 30 anos que antes unia um pequeno grupo de amigos, hoje junta centenas de pessoas para comer uma banana e beber Moscatel à porta da famosa Casa das Bananas. Este ano, uma nova edição da tradição, o “Bananeiro da Pequenada”, permite às crianças participar nesta festividade, alargando o leque de pessoas que desfrutam desta experiência única.
Nas palavras do Presidente da Câmara, Ricardo Rio, “os pontos altos continuam a ser a Parada de Natal, o Bolo Rei Gigante, os concertos, o teatro, as oficinas e a animação de rua”. Todas estas atividades e celebrações trazem à cidade a alegria e emoção que apenas o Natal é capaz de trazer e são uma valiosa parte da cultura e identidade bracarense.
Barcelos
Milhares de pessoas afluem à cidade do Cávado todos os Natais para desbravar tudo o que Barcelos tem para oferecer. Este ano não é exceção. Para além das comuns luzes de Natal, será também possível apreciar o trabalho de 40 artesãos barcelenses no “Presépio a 7 artes” na Sala Gótica dos Paços do Concelho.
O Carrossel, Túnel de luz e Árvore natalícia são apenas uma fração de tudo do que a cidade dispõe. Está repleta de pequenas festas, eventos, concursos e ainda inúmeras tradições a partilhar com a população, tanto habitantes como quem vem de fora para vivenciar. Estes eventos procuram promover exaltar o convívio e a fraternidade e dinamizar o comércio tradicional: parte essencial da vida na região.
Esposende
Esposende espalha a magia do Natal e do imaginário infantil com as decorações iluminadas espalhadas pelo concelho. Atrações para todas as idades e eventos e atividades como um Mercado e Aldeia Natal, concertos e teatro, e ainda a Parada de Natal.
A Aldeia Natal, situada no Largo Rodrigues Sampaio, contém uma árvore luminosa, ladeada pela Casa do Pai Natal e pelo Carrossel. Por fim, o Mercado de Natal é onde a comunidade vai para as suas compras de natal. Além disso, as oficinas natalícias para os mais novos vão ser acolhidas nos vários museus. Aposta-se no desenvolvimento sustentável com exposições como “O meu Natal é ecológico” e ainda “O saber não ocupa lugar: Arranjos de Natal com secos”, que educam as crianças durante a interrupção letiva.
Ponte de Lima
Até ao final de 2023, Ponte de Lima transforma-se, pela primeira vez, numa Vila Natal. Até neve vai cair do céu, prometendo um cenário natalício “perfeito”.
Um dos mais esperados eventos da época natalícia em Ponte de Lima é o concurso das montras de Natal promovido pela Associação Empresarial de Ponte de Lima com o apoio do Município. O evento conta com a atribuição de prémios às 5 melhores montras da Vila Natal e também com o concurso do bolo rei, no âmbito do qual se pretende promover as tradições associadas aos doces no Natal de Ponte de Lima, assim como salientar o “«prestígio e notoriedade» das pastelarias e casas comerciais do concelho”.
Vila Verde
Em Vila Verde, no mês de dezembro, conta-se, como de costume, com as luzes festivas nas praças, ruas e espaços públicos. Assinalam a época natalícia, acompanhadas de atividades de animação e comércio local por todo o concelho.
No entanto, o Município de Vila Verde dinamizou uma atividade diferente de tudo o que normalmente faria para celebrar o Natal deste ano. “Natal na Montanha” foi um mercado criado de modo a dar valor às casas de pedra abandonadas na montanha em Ribeira do Neiva e que foram reaproveitadas para oferecer entretenimento, uma variada oferta gastronómica e artesanal para miúdos e graúdos.