A competência dos cónegos resultou na conquista de um ponto importante.

Neste domingo, dia 3 de dezembro, realizou-se o duelo entre Moreirense FC e SL Benfica, a contar para a 12ª jornada da Liga Portugal Betclic. O palco deste espetáculo foi o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos. Neste jogo os encarnados deixaram-se surpreender por uma exibição exemplar dos cónegos, resultando no nulo entre os dois conjuntos.

 

O primeiro sinal de perigo surgiu ao terceiro minuto, por parte dos minhotos. Franco efetuou um remate de fora da área para fácil encaixe de Trubin. O Moreirense FC continuou a demonstrar uma superioridade na partida, chegando por várias vezes junto do último terço. Dessa persistência resultou mais uma grande oportunidade, três minutos depois, desta feita Kodisang apareceu pela esquerda e cruzou para a finalização do ponta de lança André Luís, mas este não conseguiu fazer a emenda.

 

Madson, extremo do conjunto de Moreira de Cónegos, tentou desbloquear o marcador em dose dupla. No décimo minuto, o atleta caseiro pôs o estádio em suspenso, mas o remate apenas raspou junto ao poste direito da baliza dos lisboetas. De seguida, numa nova tentativa de fazer o gosto ao pé, mandou um tiro na direção da baliza adversária, mas viu Trubin a responder com enorme qualidade, levando a bola a embater na trave.

 

A primeira chance de golo para os lisboetas ocorreu aos 15 minutos. Após lançamento junto à linha de fundo, a bola foi ter com o internacional pelas camadas jovens portuguesas, Florentino Luís, que cabeceou ao lado da baliza. Apenas três minutos depois, uma jogada pelo flanco direito culminou num remate de Ángel Di María defendido por Kewin, que enviou a bola para canto.

 

Aos 27′, gritou-se golo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. André Luís apareceu junto da pequena área e introduziu a bola no angulo superior esquerdo da baliza adversária, mas para infelicidade dos adeptos da equipa da casa, o tento foi prontamente anulado pelo árbitro assistente, por fora de jogo.

 

Aquando da chegada do intervalo, o resultado era 0-0, mas um sinal mais foi dado pelos caseiros, que demonstraram uma superioridade ao longo dos primeiros 45 minutos. Na segunda parte, houve uma mudança no paradigma do confronto, onde se viu um SL Benfica mais ofensivo e um Moreirense FC com o foco na procura do erro, apresentando um bloco defensivo mais baixo.

 

A turma orientada pelo técnico Roger Schmidt reentrou no encontro determinada a mudar as rédeas da partida. Logo nos primeiros instantes da segunda metade, uma jogada bem trabalhada por Di María e Tengsted resultou no remate do argentino, que enviou a bola ligeiramente por cima da baliza adversária.

 

O tempo ia-se esgotando e os benfiquistas continuavam na procura do golo, mas sempre que chegavam ao último terço, encontravam uma equipa compacta e muito competente defensivamente. Isso sucedeu-se até que ao minuto 71 a bola foi ter com o capitão dos encarnados, João Mário, que abriu o marcador, mas não em definitivo, pois após revisão do VAR, o primeiro tento dos visitantes veio a ser invalidado por fora de jogo.

 

O resultado final foi, então, o nulo na contagem entre águias e cónegos. A equipa sensação do campeonato, apelido que tem vindo a ser aplicado ao Moreirense FC por comentadores, marca até agora um registo muito positivo, tendo apenas perdido três encontros, contra equipas posicionadas no atual top 5 e tendo empatado por três vezes.

 

Deste modo, os minhotos encontram-se no sexto posto da tabela classificativa, com 21 pontos. Na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, os axadrezados irão viajar até Barcelos, onde enfrentarão o Gil Vicente FC, a contar para a 13ª Jornada da Liga Portugal Betclic.