O Primeiro a Morrer no Final é uma prequela ao livro No Final, Morrem os Dois, envolvendo ainda mais os leitores no universo criado por Silvera. Este novo livro oferece uma grande variedade de detalhes e respostas que tinham deixado os leitores ansiosos por saber mais, após o primeiro livro.

The Bookseller

Tal como no anterior, este livro é narrado por várias personagens que, de alguma forma, se conectam com os dois protagonistas, proporcionando diferentes perspetivas da ação. A história desenrola-se no momento em que o programa Death Cast (que prevê a morte dos cidadão com 24 horas de antecedência e avisa-os) é lançado ao público. Assim, os leitores seguem as duas personagens principais, Orion e Valentino, que ao decorrer da narrativa se vão apaixonando, mas sempre seguidos pela iminente sombra da morte.  Quando um dos protagonistas recebe o fatídico aviso de morte, a ação atinge o seu ápice, deixando os leitores ávidos. A partir deste ponto, o livro torna-se uma montanha-russa de emoções, característica dos romances trágicos do autor.

“I write short stories because I am one. I wish I was a novel. Breaths away from midnight, I know my final chapter is close. I look up at Valentino, wondering what life could’ve offered if I had more pages in me.”

À semelhança do livro anterior, a escrita de Silvera é um ponto extremamente positivo, com a capacidade de transportar completamente os leitores para dentro do seu universo. As suas palavras despertam emoções profundas à medida que as páginas vão sendo viradas. O autor tem uma capacidade única de descrever sentimentos autênticos e de criar personagens tão complexas que quase nos parecem reais. Adicionalmente, o mundo criado é rico em detalhes, o que ajuda à imersão total dos leitores na história.

Contudo, é possível encontrar um se não. Esta história é única e independente, apesar de se passar no mesmo universo que No Final, Morrem os Dois. Mas, por vezes, o livro parece estar bastante vinculado ao interior, podendo parecer um pouco repetitivo.

Em análise final, O Primeiro a Morrer no Final é uma adição fascinante ao universo criado por Silvera, que trás de volta de forma excecional os leitores a esta realidade.

“In the end, it’s not the years in your life that count. It’s the life in your years.”