Derrota dificulta a manutenção das portuguesas na liga A das Nações
Nesta sexta-feira, a seleção nacional feminina de Portugal deslocou-se ao Estádio Uleevaal para defrontar a Noruega. Esta partida contava para a quinta ronda da fase de grupos da Liga das Nações.
A antiga vencedora da bola de ouro, Ada Hegerberg entrou no jogo com os pés quentes e logo aos três minutos colocou a sua equipa em vantagem. Após receber um excelente cruzamento da colega de equipa Marit Lund, Ada cabeceou em cheio para o fundo das redes. A seleção norueguesa não precisou de muito tempo para aumentar a vantagem. Aos seis minutos, erro imponente da portuguesa Carole Costa que tocou na bola com as duas mãos na grande área. Na cobrança da grande penalidade, Ada Hegerberg não tremeu. Inês Pereira ainda advinhou o lado por onde a bola ia mas não foi capaz de alcançá-la.
A primeira parte ficou marcada pela presença da formação norueguesa na zona defensiva da seleção portuguesa com lances de grande perigo. Mesmo assim não conseguiram aumentar o número no marcador, terminando primeira parte com 2-0 favorável à equipa da casa.
A Noruega mostrou-se mais capaz no início do primeiro tempo e não foi deferente no segundo. No decorrer do minuto 50, Elisabeth Terland rematou para a figura da guardiã portuguesa, Inês Pereira, que conseguiu desviar a bola. Porém, no desvio, a número 14 estava no sítio certo à hora certa e só teve de finalizar. Hattrick para a nórdica.
A melhor oportunidade lusa foi já nos momentos finais do jogo quando Ana Capeta recebeu, de cabeça, o cruzamento de Lúcia Alves, no entanto para a infelicidade das portuguesas Aurora Mikalsen conseguiu travar a bola. Já ao cair do pano, a Noruega dilatou mais a vantagem por intermédio de Sophie Haug que cabeceou de forma certeira contra as redes portuguesas, colocando um ponto final no marcador.
Com esta derrota, Portugal situa-se em último lugar, com apenas três pontos no segundo grupo da Liga das Nações ficando dependentes dos resultados de outras equipas para se conseguir manter na Liga A das Nações. No próximo jogo, as navegadoras irão defrontar a França no dia 05 de dezembro, terça-feira, onde as comandadas de Francisco Neto estão obrigadas a ganhar para ter chances de não descerem de categoria.