Os bons momentos do FC Famalicão não chegaram para impedir o triunfo das águias.

A deslocação ao Estádio da Luz marcou o último encontro do FC Famalicão no ano civil de 2023. Sem vencer há cinco jogos e com o favoritismo a apontar para o adversário, os orientados por João Pedro Sousa entraram em campo com esperanças de surpreender os atuais campeões nacionais.

O SL Benfica começou melhor, assustando cedo a defensiva forasteira, com Rafa a rematar ao lado. À meia hora de jogo, as águias abriram a contagem. João Neves esteve em destaque no lance, com um grande trabalho do médio internacional português a escapar à pressão famalicense, servindo depois Rafa na profundidade. Por sua vez, este assistiu Arthur Cabral para o primeiro golo da noite.

Sem mais grandes ocasiões de perigo, as equipas regressaram aos balneários. O marcador registava uma vantagem mínima favorável aos caseiros.

Aos 56 minutos, na sequência de um pontapé de canto, João Neves testou os reflexos de Luiz Júnior, que respondeu à altura, negando o 2-0. Desde então, o confronto assumiu uma fase na qual as equipas alternavam com ameaças à baliza adversária. Em todos estes momentos, os guarda-redes de ambas as equipas brilharam com reflexos impressionantes.

Contudo, a partir do minuto 64, a história do confronto tomou um outro rumo, com os visitantes a assumirem o controlo. Primeiro, Théo Fonseca rematou perto da pequena área, com Trubin a negar a igualdade. Pouco depois, foi Zaydou Youssouf a tentar fazer o gosto ao pé, rematando de muito longe. Para infelicidade dos adeptos famalicenses, o estrondo acertou em cheio no poste. Apenas alguns segundos depois, Gustavo Sá cabeceou ao lado das redes do SL Benfica, voltando a assustar os mais de 50 mil adeptos encarnados.

Apesar das investidas da equipa minhota, foi mesmo o conjunto caseiro quem voltou a fazer mexer o marcador. Na sequência de um contra-ataque veloz, Rafa e Petar Musa combinaram de forma eficaz e confundiram a defensiva de Vila Nova de Famalicão. Foi o extremo luso quem concretizou a jogada, num remate que ainda tocou na luva de Luiz Júnior.

Aos 88’, Rafa e Musa voltaram a estar em destaque. Em mais um lance de rápida construção das águias, os papéis inverteram-se, sendo o campeão europeu por Portugal a assistir o avançado croata, que fechou o resultado em 3-0.

Já no período de compensação, Musa esteve perto de fazer o ‘bis’ na partida, mas o remate saiu a raspar o ferro. Os minhotos encerraram o calendário de 2023 com uma derrota em solo lisboeta, não conseguindo quebrar a sua sequência de jogos sem vencer.

A turma comandada por João Pedro Sousa entra no novo ano no oitavo posto, em igualdade pontual com o SC Farense. Segue-se a receção ao GD Chaves na caminhada famalicense na Liga Portugal Betclic. Este confronto está marcado para o dia 7 de janeiro, com arranque às 20:30, a contar para 16ª jornada da competição.