Os arsenalistas somam a terceira vitória consecutiva na prova.

O SC Braga visitou e venceu, nesta sexta-feira, o FC Vizela, no duelo de abertura da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os bracarenses seguem no terceiro lugar do campeonato, com 29 pontos somados até ao momento.

Para este encontro, ambos os treinadores realizaram alterações no onze inicial, relativamente ao jogo anterior. Joe Mendes, Paulo Oliveira e Zalazar foram as novidades da turma liderada por Artur Jorge. Já Pablo Villar colocou Matheus Pereira e Lebedenko no onze inicial vizelense.

A partida começou de forma equilibrada, com a equipa da casa a causar mais dificuldades nos instantes iniciais. Um remate de Tomás Silva aos sete minutos e outro de Essende aos dez serviram de aviso para a baliza de Matheus, com o guardião a destacar-se com duas boas intervenções.

Ao minuto 13, o FC Vizela ficou desfalcado, com Nuno Moreira a sair gravemente lesionado, obrigando os caseiros a uma substituição forçada. Aos 15’, Simon Banza inaugura o marcador, colocando os bracarenses na frente. O avançado francês respondeu à altura perante o cruzamento de Joe Mendes. Até ao intervalo, ambas as equipas estiveram perto de marcar, com oportunidades para os dois lados do campo.

Os vizelenses entraram bem na segunda parte, com Tomás Silva a assustar cedo com um remate isolado, forçando Matheus a uma defesa exigente. Ainda surgiu uma recarga no seguimento do remate caseiro, mas este não teve sucesso.

Tal como a gíria popular e desportiva indica, “quem não marca, sofre”, com a formação arsenalista a aumentar a vantagem por intermédio de Banza, desta vez de cabeça. O avançado do braguista volta a ter destaque, registando um “bis” no encontro para um total de 13 golos que selam a sua posição no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato.

A formação da casa nunca baixou os braços, mantendo-se sempre em busca do golo. Após várias tentativas, os anfitriões acabaram mesmo por concretizar, com Essende a cabecear para dentro da baliza dos gverreiros do Minho.

O dérbi minhoto manteve-se muito equilibrado até ao seu final, com os vizelenses ainda a sonhar com o empate. Contudo, mesmo ao cair do pano, Bruna fechou o resultado com um remate certeiro, praticamente do meio-campo, para o fundo de uma baliza deserta, depois de uma perda de bola por parte da equipa da casa.

Com esta vitória, o SC Braga soma o oitavo jogo consecutivo sem perder, ficando a dois pontos do líder Sporting CP. Já o FC Vizela não sente o sabor do triunfo há já três partidas seguidas, descendo para a penúltimo lugar (17º) na classificação.

O plantel liderado por Artur Jorge foca-se, agora, no duelo europeu de terça-feira, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Nápoles. O FC Vizela desloca-se a Vila de Conde para defrontar o Rio Ave FC, no próximo sábado.