A prenda foi entregue aos adeptos vitorianos com selo do camisa dez
Neste sábado, dia 23 de dezembro, realizou-se no Estádio D. Afonso Henriques o embate entreVitória SC e Rio Ave FC, a contar para a 15ª jornada da Liga Portugal Betclic. O conjunto vimaranense saiu vitorioso deste jogo ameno e equilibrado entre as duas equipas.
Ao minuto 12 surgiu a primeira ocasião de perigo junto das balizas. Desta feita Borevkovic respondeu a um cruzamento vindo da esquerda, efetuado por Tiago Silva, cabeceando para fácil encaixe de Jhonatan. Este ataque despontou uma resposta imediata dos visitantes, que através de João Graça, conseguiram pela primeira vez incomodar o guardião vitoriano, com um remate efetuado ainda fora da área, que acabou nas luvas do capitão dos minhotos.
Ainda antes do intervalo os forasteiros tiveram uma oportunidade soberba para abrir o marcador. Costinha conseguiu contornar Bruno Varela, que ficou mal na fotografia, e enviou a bola ao poste. O esférico ainda sobrou para Boateng que voltou a tentar o primeiro tento da partida, mas a bola bateu com estrondo no guarda-redes, que fez do seu corpo uma autêntica parede.
O intervalo chegou, e até lá não surgiram mais oportunidades perigosas de parte a parte. O primeiro tempo ficou marcado pelas disputas de bola a meio campo e pelo equilíbrio entre as duas equipas.
O Rio Ave FC entrou melhor na segunda parte, conseguindo criar algum perigo junto da baliza adversária. Fábio Ronaldo recebeu a bola já dentro da grande área vitoriana após um cruzamento vindo da direita, rematou, mas teve pela frente Bruno Varela que lhe negou o golo com uma grande intervenção.
Ao minuto 53, Álvaro Pacheco resolveu mexer a equipa no setor ofensivo colocando em campo duas novas setas apontadas à baliza. Nuno Santos, um dos recém-entrados, procurou mudar o rumo do jogo e, três minutos depois, rematou à entrada da área, mas a bola mesmo passando perto da baliza, não serviu para importunar o guarda-redes.
À passagem da hora de jogo o lateral direito dos conquistadores, Ricardo Mangas, foi pisado por Aderlan Santos na área dos vilacondenses, conseguindo uma grande penalidade a seu favor. Tiago Silva fez questão de dar um presente aos adeptos e não perdoou, fazendo o 1-0. Jhonatan adivinhou o lado e ainda se esticou todo para defender a bola, mas esta acabou mesmo por entrar no canto inferior direito da sua baliza.
Até ao final da partida houve algumas tentativas de alterar o placar por parte dos visitantes, mas o perigo acabou por não trazer males maiores para a turma da cidade berço. Assim sendo, o encontro foi dado por terminado com o 1-0 no marcador. Vitória importante para os caseiros que vinham de um empate no Bessa.
Com este resultado o Vitória SC regressou às vitórias, terminando o ano de maneira positiva. Deste modo, os minhotos mantêm-se no quinto lugar da tabela classificativa, com 29 pontos conquistados, mais três do que o sexto lugar, Moreirense FC.
A próxima partida dos comandados de Álvaro Pacheco está marcada para o dia 6 de janeiro, pelas 20:45h. Os vimaranenses irão defrontar fora de portas o SC Braga, para mais uma edição do “Dérbi do Minho”, a contar para a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic 2023/24.