A Azeituna vai subir ao palco do Theatro Circo para mais uma edição do CELTA – Certame Lusitano de Tunas Académicas. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a 28ª edição do festival vai, mais uma vez, desafiar as tunas a desenvolver um certame, “oferecendo assim um espetáculo repleto de novidades e interpretações únicas por parte das tunas participantes”, desvenda a tuna.

O tema deste ano é “Volta ao mundo”, na procura das “melhores tunas de Portugal”. O festival tem como objetivo representar a cultura ao redor do mundo. Para isso, as tunas a concurso devem incluir repertório de pelo menos quatro continentes do mundo, sendo essa uma das regras de participação.

As tunas a concurso são a Tuna Universitária do Porto (TUP), a Estudantina Universitária e Lisboa (EUL), a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), a Estudantina Universitária de Coimbra(EUC) e a Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TAIPCA). Juntam-se extra-concurso a organizadora, Azeituna, a Tuna Universitária do Minho (TUM), e ainda o Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) como grupo convidado.

Os prémios desta edição são o Grande Prémio CELTA Volta ao Mundo, 2ª Melhor Tuna, 3ª Melhor Tuna, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Tuna mais Tuna, atribuída pela organização na festa oficial do Certame. Há ainda o Prémio Sagres, também atribuído pela organização na festa oficial do Certame.

A tuna masculina organizadora vê esta edição como um momento “repleto de novidades e interpretações únicas por parte das tunas participantes”. Os bilhetes estão disponíveis em bol.pt, FNAC e no Theatro Circo. O after vai ser na discoteca Lustre com condições especiais para os participantes.