Os grupos culturais que vão atuar vêm das várias partes do concelho.
Ao longo dos fins de semana de janeiro, 21 grupos locais têm atuado no centro histórico de Viana do Castelo. Promovida pela Câmara Municipal, a iniciativa tem o intuito de dinamizar a cidade e o comércio tradicional.
No último fim de semana do mês, as ruas serão alegradas mais uma vez. Dia 27, durante a manhã, atuam o Grupo de Danças de Serreleis, Cantigas de Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo e a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical. Durante a tarde, “cantam as janeiras” os membros do Grupo Etnofolclórico Renascer da Areosa.
No dia 28, para encerrar a iniciativa, atua o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense durante a manhã. O Grupo de Janeiras da Associação Desportiva e Cultural de Anha será o último a apresentar-se na tarde do mesmo dia.
O Município contou com a participação de vinte e um grupos que se espalharam pela cidade durante este mês de janeiro. Esta atividade cultural, de grande tradição, promete ser eternizada no tempo pelas gentes de Viana, que assim a honram.