Em 1960, lançava-se o primeiro álbum de estúdio da icónica artista americana de blues e soul Etta James. O lançamento original era composto por 10 faixas, sendo as mais conhecidas “All I Could Do Is Cry”, “At Last” e “Trust in Me”. O álbum também continha covers como “Stormy Weather”, mais popular atualmente, “Sunday Kind of Love”, e “I Just Want To Make Love To You”, que também se tornaram sucessos. Em 1999, o álbum foi reeditado e relançado com quatro músicas bónus de duetos com Harvey Fuqua.
O primeiro single “All I Could Do Is Cry” demonstra o tema de mágoa e melancolia. Combina-se a letra, que fala sobre perder o seu amor para outra mulher, e a voz vulnerável de Etta, que transparece essa dor de coração partido, parecendo até que a cantora chora enquanto canta. O suave piano e as vozes acompanhantes durante a música transmitem a suavidade do desgosto amoroso, enquanto a voz de James transmite o desespero de não puder fazer mais nada senão chorar.
A música mais reconhecida do álbum é certamente a faixa título “At Last”, tendo se tornado, na época de lançamento, num grande sucesso, alcançando o segundo lugar nas paradas de R&B. O tema tornou-se a canção-assinatura da cantora, sendo regravada por vários artistas, como Beyoncé, Stevie Wonder e Celine Dion. Nesta faixa, seguindo o tema amoroso do álbum, transmite-se o alívio e felicidade de finalmente encontrar o amor. A música combina temas emocionantes com a voz poderosa de James e as melodias angélicas, transmitindo serenidade.
Esta serenidade ouve-se também em “Stormy Weather” e “Sunday Kind of Love”, baladas maravilhosas e suaves sobre o desejo de encontrar o amor, perfeitas para a primeira dança do casamento. Este aspeto do CD é o que o torna perfeito para um dia de chuva relaxante em casa com as velas acesas.
At Last! caracteriza-se pelo seu estilo variado, incluindo Blues, R&B e Jazz, e certamente colocou James na cena da indústria musical como uma grande cantora. Seguindo o sucesso deste disco, Etta James lançou muita mais música, como “I’d Rather Go Blind” e “Don’t Cry Baby”, estabelecendo o seu icónico legado que inclui quatro Grammys, Rock & Roll Hall of Fame, Blues Hall of Fame e Grammys Hall of Fame.
Nome: At Last!
Artista: Etta James
Data de Lançamento: 15 de novembro de 1960
Editora Discográfica: UMG Recordings, Inc.