Filmado num período de 12 anos, Boyhood é uma longa metragem que acompanha Mason (Ellar Coltrane) desde os seus seis anos até à adolescência, concedendo ao espectador um olhar íntimo do crescimento e experiências do jovem. Realizado por Richard Linklater, o filme conquistou, em 2015 o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático.

Na sua íntegra, é um filme sobre crescer. Utilizando os mesmos atores ao longo dos anos, Boyhood adquire uma qualidade genuína e rara a nível cinematográfico, o que permite que a audiência assista ao amadurecimento não só do protagonista como do resto das personagens.

O filme capta os pequenos momentos da vida de Mason que, apesar de fazerem parte do seu dia a dia, manifesta no público um sentimento de nostalgia, oferecendo um reflexo da passagem do tempo e das constantes tranformações/mudanças da vida.

IMDB

Apesar de, em parte, ser bastante monótona, a narrativa é súbtil e foca-se nos altos e baixos que uma pessoa pode encontrar ao longo da vida. Este fator é alvo de crítica por parte de quem procura uma história mais estruturada, mas, por outro lado, é compreendida por audiências que procuram um filme que aborde a questão da experiência humana.

Os atores, destacando Patricia Arquette, Ethan Hawke e o protoganista, Ellar Coltrane, fizeram um trabalho incrível, dedicando-se ao filme e à sua visão. Através dos seus papéis conseguiram demonstrar o realismo de uma vida cheia de desafios, alegrias e tristezas e, por isso, tornaram Boyhood uma peça realmente bonita de se ver.

Apesar de não ser um filme com uma história tradicional, consegue envolver o espectador de uma maneira incrível, agrupando momentos de uma juventude inteira em aproximadamente três horas.

IMDB

Boyhood é um olhar ao impacto que a essência de crescer, em conjunto com as experiências de vida têm na identidade de um indivíduo.

É um retrato da juventude até à idade adulta, que quase pode ser considerado um documentário, uma vez que nos faz passar uma imagem crua e real da vida de um adolescente.

Boyhood pode ser a história de vida de Mason, mas é, ao mesmo tempo, a nossa própria história e faz-nos refletir no quão rápido o tempo passa e como somos moldados pelos acontecimentos e experiências pelas quais passamos.