Este foi o primeiro jogo dos cónegos após a saída de André Luís

Nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, realizou-se no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas o embate entre Moreirense FC e Casa Pia AC. Este encontro fechou a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic, e ficou marcado pelo fim de uma sequência de cinco jogos sem perder em casa para os cónegos.

Logo no primeiro minuto de jogo, a equipa da casa disse “presente”. Neto armou o remate ainda bem fora da área, obrigando Kewin Silva a espalmar para canto. Após esta oportunidade de algum perigo, sucederam-se outras, desta vez favoráveis aos caseiros.

Aos 14 minutos, essa ligeira superioridade deu frutos para a turma de Rui Borges. Na sequência de uma jogada muito bem trabalhada por parte dos axadrezados, Pedro Amador abriu espaço no flanco esquerdo para Camacho, que cruzou rasteiro para a emenda de Matheus Aiás. Este jogador foi o substituto encontrado para colmatar a ausência da referência André Luís, que segundo o que tudo indica, está de saída do clube.

A resposta por parte dos gansos não se fez tardar e, apenas alguns minutos depois, surgiu o empate. Ainda à entrada do terceiro terço, uma bola vinda da esquerda foi ter com Rafael Brito que, de seguida a entregou em Yuki Soma. O extremo japonês encontrou uma brecha na defesa adversária e tentou a sorte, vendo o esférico ainda a ressaltar nas costas de Maracás, o que retirou quaisquer hipóteses de defesa para o guardião.

Ao longo do confronto, Ângelo Neto formou uma linha de três centrais para a fase de construção, e foi numa dessas ocasiões que surgiu a virtude. Ao minuto 26, o jogador brasileiro fez um passe rasteiro a rasgar o corredor central, na direção de Clayton Silva. O avançado tocou ligeiramente na bola, sem a mesma sofrer qualquer desvio, isolando Felippe Cardoso. No cara a cara com Kewin, o número 30 não facilitou, rematando por baixo das pernas do brasileiro e colocando os visitantes, pela primeira vez na frente do marcador.

Aos 37’, Tiago Dias arrancou pelo corredor central, dispondo a bola para Yuki Soma. O extremo só teve olhos para a baliza e, mesmo tendo Clayton a surgir pela esquerda em boa posição para finalizar, tentou o golo. O guarda-redes exibiu bons reflexos e travou o terceiro tento dos visitantes. Pouco depois, o Casa Pia AC ampliou a sua vantagem para 1-3. Na sequência de uma bola parada a meio da sua metade ofensiva do terreno, o central João Nunes foi às alturas para responder com sucesso ao cruzamento teleguiado de Leonardo Lelo.

No início da segunda parte, os cónegos procuraram dar resposta à desvantagem até então exibida no placar, e Madson quase conseguiu concretizar esse objetivo. Os caseiros conseguiram chegar ao último terço e, depois de alguma confusão na grande área, o extremo brasileiro apareceu pela direita e encheu o pé, fazendo a bola passar bem perto do poste.

Os gansos não se deixaram levar por esse crescimento do Moreirense FC na partida e foram para cima do adversário. Apenas dois minutos depois do estádio quase gritar golo, surgiu mais um contratempo para a turma de Rui Borges. Após uma troca de passes muito bem trabalhada, Felippe Cardoso apareceu à entrada da área para fazer o bis, com um remate forte e colocado.

Até ao final, os forasteiros quase conseguiram chegar à mão cheia, por duas ocasiões distintas. À passagem da hora de jogo, Clayton recuperou a bola em zona alta do terreno e entregou-a a Felippe Cardoso, mas este não consumou o hat-trick, pois encontrou pela frente Kewin, que lhe negou a tentativa. Já ao minuto 89, o esférico foi introduzido na baliza dos minhotos, mas o golo de Segovia foi anulado por posição irregular.

O árbitro deu por terminada a partida com o marcador a apontar 1-4. Com este resultado, o Moreirense FC mantem-se no sexto posto da tabela classificativa, com 26 pontos. Os cónegos têm encontro marcado para o dia 13 de janeiro, pelas 20:30, no Estádio António Coimbra da Mota, a casa do Estoril de Praia FC, a contar para a 17ª jornada da Liga Portugal Betclic.