O dérbi com poucas oportunidades resultou na vitória pela margem mínima dos cónegos.

Na tarde deste domingo, dia 28 de janeiro, o Moreirense FC rececionou o FC Famalicão, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Numa partida a contar para a décima nona jornada da Liga Portugal Betclic, a equipa da casa venceu o dérbi minhoto.

O duelo começou logo a ferver e a demonstrar-se um equilíbrio entre as duas formações. Logo aos três minutos, João Camacho avançou pela lateral esquerda do seu ataque e tentou servir o seu colega Matheus Aiás com um cruzamento rasteiro, valendo a intervenção de Luiz Júnior a evitar a finalização do brasileiro.

O jogo passou a concentrar-se no centro do terreno. À passagem do minuto 25, Théo Fonseca viu a desmarcação de Jhonder Cádiz, porém, o cabeceamento do venezuelano não levou o rumo da baliza caseira.

Quatro minutos depois, após um passe à entrada do meio-campo famalicense e uma má abordagem de Nathan, a bola chegou aos pés de João Camacho, que na cara de Luiz Júnior rematou com pouca potência para o encaixe fácil do guardião brasileiro. Com a ausência de oportunidades, as equipas recolheram aos balneários com o nulo instalado no marcador.

O Famalicão começou melhor a segunda metade da partida. Logo aos 47 minutos, após um pontapé de canto, a defensiva cónega afastou para a entrada da área, e na recarga, Zaydou Youssouf não se conseguiu enquadrar com a baliza e atirou por cima.

Dez minutos depois, após uma bola longa direcionada para Jhonder Cádiz, este levantou a cabeça e viu a desmarcação de Gustavo Sá, direcionando para o mesmo, o esférico. O português tentou o tiro de meia distância, mas valeu a intervenção de Marcelo a cortar e a acabar com a jogada de perigo. Sem grandes oportunidades, o duelo voltou a estabilizar, com o Moreirense a tentar ferir os visitantes e contrariar a posse de bola dos mesmos.

À passagem do minuto 74, Zaydou Youssouf levantou a cabeça e fez o cruzamento com medidas tiradas à cabeça do criativo Gustavo Sá, porém, para infelicidade dos famalicenses, a bola acabou por bater no ferro da baliza de Kewin Silva. A tentativa de aliviar por parte da defensiva caseira não foi bem-sucedida e na recarga, Cádiz não se conseguiu enquadrar pela baliza e disparou ao lado.

O único golo da partida acabou por surgir mesmo nos dez minutos finais, mais especificamente, aos 82. Jeremy Antonisse levantou a bola para a área forasteira, Mingotti desviou ao primeiro poste para Madson que amorteceu para o meio da área. No meio desta combinação, surgiu no ar o brasileiro Maracás que só teve de encostar para abrir o marcador em Moreira de Cónegos.

Ao minuto 91, a turma de João Pedro Sousa pediu penálti por mão na bola de Carlos Ponck, porém Nuno Almeida nada assinalou. Ainda antes do apito final, Florian Danho teve nos pés o empate, mas desviou ao lado. O dérbi minhoto terminou, assim, com um resultado favorável aos caseiros de 1-0.

Após este duelo, os cónegos e famalicenses permanecem nas mesmas posições da tabela classificativa, sexto lugar com 32 pontos e oitavo lugar com 22 pontos, respetivamente. Na próxima jornada, o FC Famalicão receciona o atual líder, Sporting CP, dia 3 de fevereiro, enquanto o Moreirense FC visita a casa do SC Braga, no dia seguinte.