Os cónegos foram incapazes de travar a ofensiva azul e branca

Neste sábado, dia 20 de janeiro, o Moreirense FC deslocou-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, num encontro referente à 18ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida ficou marcada pela entrada forte portista e pelo poderio ofensivo solidificado pelos azuis e brancos no segundo tempo.

O duelo iniciou-se com os caseiros a procurarem assumir o controlo do confronto, ao imporem velocidade e intensidade nos duelos, procurando continuamente a profundidade e a exploração do espaço vazio. Por outro lado, os deslocados não temeram a supremacia adversária e apresentaram-se combativos, esperando pelo momento ideal para pressionar e explorar a transição ofensiva, ferindo, assim, o adversário.

Foram mesmo os dragões quem assumiu as rédeas do encontro, capitalizando nos momentos iniciais. Aos sete minutos, Francisco Conceição apareceu com liberdade junto à linha lateral, cruzou em arco para a zona do segundo poste, na qual apareceu Wendell. Solto de marcação, o brasileiro tocou para o fundo das redes e inaugurou a contagem.

Após o golo inaugural, os portistas mantiveram a sua postura dominante, ao utilizar um bloco alto, condicionando a primeira fase de construção minhota. Apesar da postura mais expectante, a formação comandada por Rui Borges conseguiu, em momentos, condicionar a primeira fase de construção dos azuis e brancos.

O Moreirense FC ainda conseguiu chegar à área portista, todavia, foi incapaz de causar perigo à baliza defendida por Diogo Costa. O FC Porto demonstrava-se impaciente, criando várias oportunidades com o intuito de ampliar a vantagem no marcador. Aos 30’, Francisco Conceição apareceu com espaço pelo lado direito, fletiu para dentro, disparando perto do alvo axadrezado. Já perto do término da primeira parte, Wendell procurou bisar no encontro, após Gonçalo Franco ter impossibilitado o cruzamento do lateral portista, a bola sobrou para o brasileiro que rematou tenso, contudo, Kewin Silva desviou o esférico para a linha final.

O segundo tempo começou com uma entrada positiva do Moreirense FC. Os cónegos ameaçaram as redes portista, com Kodisang a aproveitar o espaço concedido pelo lado direito e, através de um lance de iniciativa individual, atirou perto do segundo poste das redes caseiras. Apesar desta entrada positiva dos minhotos, os dragões conseguiram recuperar o controlo do encontro. Aos 56’, João Mário efetuou um cruzamento traiçoeiro, que passou rente ao poste mais afastado da baliza forasteira.

Dada a insistência azul e branca, o golo aparentava estar próximo. Ao minuto 59, numa jogada estudada do conjunto orientado por Sérgio Conceição, surgiu o segundo tento do encontro. Num pontapé de canto curto, Wendell devolveu o esférico para Alan Varela que, depois de um cruzamento traiçoeiro, entregou a bola a Evanilson que desviou de cabeça para o fundo das redes axadrezadas.

Depois deste golo, os azuis e brancos continuaram a procurar alcançar o terceiro tento. Galeno, através de um lance de iniciativa individual, partiu atrás da marca do meio-campo e percorreu metros com o esférico pelo lado esquerdo. Próximo da área forasteira, o extremo fletiu para dentro e efetuou um remate em arco, impossibilitando a defesa do guardião minhoto, aos 68 minutos.

Insatisfeitos com a vantagem, e três minutos após o extremo dos dragões ter assinado o 3-0, os azuis e brancos conseguiram voltar a marcar. Após um pontapé de baliza, o esférico chegou a Wendell que, através de uma sobreposição interior, procurou virar o flanco para Francisco Conceição e lançar os portistas num ataque célere. O extremo internacional sub-21 português deixou a bola em João Mário, que cruzou para Wendell poder bisar no encontro.

Numa altura em que prevalecia a passividade minhota, os azuis e brancos mantiveram a sua postura pressionante. Kewin Silva procurou efetuar um passe para Ofori, mas Alan Varela conseguiu antecipar-se ao médio axadrezado. Posteriormente, já isolado, o médio portista teve a sua tentativa bloqueada pelo guardião minhoto, mas, na sobra, o médio argentino apenas com Marcelo pela frente, simulou o remate para depois atirar para o fundo das redes, estabelecendo o resultado final de 5-0.

Com esta derrota, os cónegos mantêm com 29 pontos e a sexta posição da Liga Portugal Betclic. No próximo domingo, os axadrezados irão receber o FC Famalicão, pelas 15:30.