Com mais de 30 atividades, apresenta a sua programação entre os meses de janeiro e julho de 2024.

Desde 2019 a encurtar distâncias entre a arte, a tecnologia e a comunidade, o Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, chega este ano com uma programação para todos. Entre janeiro e julho, apresenta mais de trinta atividades programadas para crianças e famílias, escolas, seniores, profissionais e amadores, artistas e a todos os que se queiram juntar. Todas elas com o objetivo de envolver a comunidade através da experimentação e participação em vários processos criativos.

Entre fevereiro e novembro decorre a nova edição da ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, conduzida pelo músico Rui Souza. Com as inscrições a decorrer, sem limite de idade e de conhecimento musical, a orquestra tem como principal foco proporcionar a todos os participantes, quer sejam músicos ou não, um local de encontro e partilha através da exploração sonora de instrumentos eletrónicos. Partilha esta que culminará, mais para a frente, em apresentações públicas. Sendo a primeira delas durante o INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia.

Já na véspera dos 50 anos do 25 de abril, apresenta o Hackfordemocracy25A. Com o propósito de fomentar o envolvimento cívico e os valores que podem ajudar a garantir uma democracia sólida, esta atividade consiste num hackathon interdisciplinar e criativo. A realizar-se dia 24 de abril, desafia 200 jovens a participar.

Com a preocupação de incluir as famílias e os mais novos, o Mini Circuito apresenta alguns programas entre os meses de fevereiro até junho. Desde sessões-concerto para bebés e crianças, a decorrer dia 10 de fevereiro e 29 de junho; a sessões de cinema de animação, a decorrer nos dias 20 a 24 de fevereiro, 29 de junho e 2 de março; a espetáculos, nos dias 3 e 4 de maio; e ainda a atividades relacionadas com a arte e a tecnologia, de 11 a 18 de maio.

No âmbito do Circuito Avançado, para o público jovem e adulto, expõe vários momentos ao longo do ano. Orientada por Steve Gunn, a 24 de fevereiro, com o título “Diálogos na Música”, irá decorrer uma masterclass dedicada a músicos, profissionais ou amadores, onde o objetivo passa por ficarem a conhecer um pouco sobre o processo de diálogo através do instrumental de vários artistas. Para além desta masterclass, haverão mais algumas, e ainda uns quantos workshops relacionados com a área da música, tecnologia e rádio.

O Circuito Escolar, por sua vez, a decorrer entre janeiro e junho, apresenta um projeto que parte de técnicas plásticas e digitais, de maneira a estimular a criatividade e sensibilidade artística, enquanto cria espaço para a promoção da inteligência emocional. Com ajuda do Mini Mapa Sonoro, que percorre a cidade de Braga de janeiro a junho, propõe uma viagem à descoberta dos sons do património bracarense em locais como o Tesouro-Museu da Sé de Braga, o Museu D. Diogo de Sousa e o Palácio do Raio.

Por fim, no circuito para todos, será marcada presença, como habitual, no aniversário do gnration e no INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia, dia 27 de abril. Com atividades para todos os públicos, os 11 anos do gnration, vão contar com interações no mundo das reportagens, música e notícias.

Para além das galerias do gnration, que acolhem ao longo de todo o ano instalações e exposições de artistas nacionais e internacionais, o Circuito promove a descoberta do universo das Media Arts, através de visitas guiadas para o público geral e para as escolas e grupos.