Os artistas trazem uma simbiose cultural luso-brasileira pela primeira vez no cenário português.
A dupla que reúne O GAJO e Ricardo Vignini atua nos palcos portugueses pela primeira vez aquando do lançamento do seu álbum “Terra Livre”. A digressão abre no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, a 2 de fevereiro e continua nos dois dias seguintes pelos palcos do Auditório do Centro de Juventude de Braga (3 de fevereiro) e o Salão Brazil em Coimbra (4 de fevereiro).
Os artistas trazem a simbiose da portuguesa Viola Campaniça e a brasileira Viola Caipira com “Terra Livre”, um “disco exploratório” que une as duas culturas numa única voz. As violas transportam uma “bagagem cultural com a “sua sonoridade característica e um repertório único e original, resultante de uma empatia musical que se transformou numa amizade inovadora, capaz de atravessar fronteiras e oceanos”.
O GAJO, nome artístico do português João Morais, e o brasileiro Ricardo Vignini conheceram-se em 2022 através das redes sociais. A sua primeira colaboração resultou numa participação de Vigni no disco “Não lugar”, de GAJO, em 2023, que levou eventualmente à criação do álbum conjunto “Terra livre”. Vigni conta com uma bagagem de 20 anos de experiência no brasil com a sua viola e João leva consigo a sua Viola Campaniça por Portugal num perpetuar de tradições contemporâneas.