O triunfo frente à Chéquia permitiu aos “heróis do mar” atingirem a próxima fase da competição.

Na tarde deste sábado, Portugal bateu a Chéquia, num encontro a contar para a segunda jornada do Europeu de Andebol. Os jovens Diogo Rêma e Martim Costa foram os principais responsáveis pela vitória portuguesa.

No pavilhão “Olympiahalle”, em Munique, os primeiros 14 minutos da partida foram equilibrados (5-5). A partir desse momento, a seleção portuguesa disparou na frente do marcador. Ao minuto 16, Martim Costa, servido por Miguel Martins, aproveitou a sua forte meia distância para fazer o 5-7.

A nível defensivo, o guarda-redes Diogo Rêma ia segurando a vantagem lusa. Na primeira-parte, executou três intervenções no mesmo número de livres de sete metros adversários. Destaque para as últimas duas, realizadas aos minutos 28 e 29, que levaram o resultado para 7-13 ao intervalo.

Na segunda metade, a superioridade portuguesa manteve-se até ao fim. Aos 40 minutos, Joaquim Nazaré fletiu da esquerda para o centro e fez o vigésimo tento português no encontro (15-20). Após o golo consentido, os checos cresceram no jogo. Desconformado, o selecionador nacional Paulo Jorge Pereira usufruiu de um desconto de tempo, pedindo aos seus atletas para acelerar o ritmo.

À passagem do minuto 47, Alexandre Cavalcanti finalizou, à lei da “bomba”, uma boa jogada ofensiva portuguesa. A dois minutos do término do duelo, Martim Costa atingiu o seu 11º golo, com uma infiltração pelo corredor direito. No minuto a seguir, Fábio Silva estabeleceu o resultado em 26-30. Nos últimos segundos, os checos ainda conseguiram reduzir a desvantagem, com o jogo a terminar 27-30.

Com esta vitória, Portugal sobe ao primeiro lugar do Grupo F do Europeu de  Andebol. Com a qualificação para a “Main Round” já garantida, na próxima jornada, os “heróis do mar” jogam frente à tricampeã mundial, a Dinamarca, para disputar o primeiro lugar do grupo. O duelo está agendado para segunda-feira, dia 15 de janeiro, com início às 19h30.