Os “Heroís do mar” não foram felizes no duelo com os dinamarqueses e avançam sem pontos para o “Main Round”.
Esta segunda-feira, num jogo que prometia fortes emoções, a seleção portuguesa procurou o que nunca fez contra a Dinamarca, vencer. Apesar da exibição positiva, os lusos não conseguiram surpreender a tricampeã do mundo, e acabaram por perder.
Foram os dinamarqueses a abrir o marcador, com um golo de Magnus Jacobsen. No entanto, Martim Costa não permitiu que festejassem por muito tempo e respondeu de imediato com o primeiro golo dos portugueses. Pouco tempo depois, Alexandre Cavalcanti, numa tentativa de colocar Portugal na liderança, foi excluído por dois minutos após um remate à cara do guarda-redes dinamarquês.
A seleção das quinas estava com bastantes dificuldades em travar o super ataque do adversário. Paulo Pereira, o selecionador português, viu-se obrigado a pedir um “time-out” para reorganizar a equipa. Os esforços eram notáveis e, antes do intervalo, Portugal conseguiu reduzir a desvantagem para dois golos (17-15), com destaque para Martim Costa, que em onze tentativas, marcou oito golos.
A segunda parte não começou da melhor forma para a seleção nacional. Os portgueses não estavam a conseguir encontrar o caminho para os golos, permitindo à Dinamarca alargar a vantagem para dez golos (33.23). Mikkel Hansen liderou o ataque dos adversários, somando cinco golos em sete remates.
A 15 minutos do final, os “Vikings” continuavam a jogar ao mais alto nível, causando grandes dificuldades a Portugal, que falhou nos ataques e não conseguiu travar o poderio dos tricampeões mundiais. Apesar dos esforços finais dos lusitanos, a Dinamarca manteve o controlo e terminou a partida com uma vitória convincente por 37-27.
Com este desfecho, Portugal termina em segundo lugar no Grupo F e avança para a “main round” do Europeu de Andebol, sem qualquer ponto. Segue-se agora uma mudança de cidade, com destino a Hamburgo, e com quatro adversários de peso no caminho dos portugueses: Noruega, Eslovénia, Suécia e Países Baixos. O primeiro jogo é já esta quarta-feira, diante a Noruega.