Os ‘heróis do mar’ defrontou a seleção grega no seu jogo de estreia no Europeu de Andebol 2024, onde acabaram por sair vitoriosos

Foi contra a seleção grega que Portugal se estreou no Europeu de Andebol 2024, num pavilhão histórico (Olympiahalle), num encontro onde a seleção das quinas era considerada favorita à vitória. Foi a Grécia a inaugurar o marcador, mas rapidamente Portugal respondeu e ficou em vantagem no marcador, vantagem essa que nunca mais perdeu.

O jogo estava dividido e a Grécia foi aproveitando vários erros da seleção nacional, depois capitalizados em contra-ataques rápidos que não deixavam Portugal distanciar-se no marcador. O jovem guardião português Diogo Rêma protagonizou um dos principais momentos da primeira parte, fazendo duas importantes defesas consecutivas que travaram o empate, aos seis minutos.

Portugal foi tendo algumas dificuldades na defesa, mas acabou por ir construindo a sua vantagem e esteve até a vencer por cinco golos, perto da marca dos 20 minutos. Mesmo em cima da meia hora de jogo, Leonel Fernandes concretizou uma jogada aérea, dando a Portugal uma margem de quatro tentos à chegada do intervalo (18-14).

Vindos da pausa, a armada lusa demonstrou algumas debilidades defensivas e ofensivas, e o seu primeiro golo na segunda parte só chegou mesmo aos 36 minutos. A formação grega, por outro lado, veio com tudo e chegou ao empate aos 41 minutos (19-19). Com isto, o selecionador Paulo Pereira viu-se obrigado a pedir pausa técnica para orientar a seleção das quinas. Esta decisão teve o efeito desejado pois, após a paragem, Portugal voltou a crescer, a controlar o confronto e a obrigar a Grécia a cometer erros.

O guardião grego ainda defendeu dois contra-ataques seguidos que impediram Portugal de aumentar a distância de 23-20. À entrada dos dez minutos finais, a seleção nacional conseguiu colocar a vantagem nos seis golos (26-20) e sentenciou o encontro, com destaque também para as várias defesas do guardião Gustavo Capdeville.

Os ‘heróis do mar’ ainda conseguiram dilatar a vantagem e o jogo acabou com o marcador a registar 31-24. A seleção portuguesa conquista, assim, os primeiros dois pontos neste Europeu e defronta já no próximo sábado, dia 13, pelas 17:00, a Chéquia, numa partida a contar para a segunda jornada da competição. Em caso de vitória neste duelo, a seleção nacional garante a presença na fase seguinte da competição.