A equipa minhota carimbou passagem para a próxima fase da Taça de Portugal.

No passado sábado, dia 13 de janeiro, o Riba Riba d’Ave HC deslocou-se ao reduto do Marítimo SC para disputar os 16 avos de final da Taça de Portugal. Num espetáculo emocionante, os minhotos brilharam ao vencer o Marítimo SC, consolidando a sua presença na próxima fase da competição, numa partida onde os azuis da Calheta já se viam em desvantagem de 0 – 2 ao intervalo.

Ambas as equipas entraram em campo com um único objetivo: a vitória e a passagem para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. NA primeira parte, a equipa da casa apresentou uma estratégia bem estudada, mas a intensidade dos minhotos ditou o rumo do jogo. Destacando-se pela velocidade e pressão constantes, os forasteiros deixaram o Marítimo em desvantagem desde o início do jogo.

Aos 17 minutos, após a exibição do cartão azul a Pedro Silva da formação famalicense, o Marítimo teve a oportunidade de marcar o primeiro livre direto a seu favor, mas Octávio Zangheri não conseguiu concretizar. No entanto, os homens de Famalicão também tiveram uma oportunidade num livre direto aos 15 minutos, após cartão azul a Tiago Leite, mas sem sucesso.

Foi apenas aos 14 minutos que a equipa visitante abriu o marcador por Rui Silva, após uma confusão na área dos micaelenses, e mais tarde consolidando a vantagem para 2 – 0 nos últimos 2 minutos da primeira parte, com um golo de Franco Toledo.A primeira parte mostrou um Marítimo tranquilo, com mais opções na transição, enquanto o adversário anulava as jogadas de contra-ataque dos micaelenses, jogando com rapidez.

A segunda parte trouxe o terceiro golo para os minhotos aos 17 minutos, com assistência de Daniel Pinheiro para Rui Silva. A equipa continuou a acelerar, marcando o quarto golo aos 13 minutos, novamente com Rui Silva, desta vez com assistência de Daniel Pinheiro.

As bolas paradas não foram o ponto forte do jogo, com o Riba D’Ave a falhar algumas oportunidades. Apesar disso, aos 11minutos, Tiago Leite conseguiu reduzir a diferença no marcador para 1–4. A pressão persistente dos visitantes resultou no quinto golo, com Gustavo Pato a marcar a quatro minutos do fim, assistido por Pedro Silva.

O Marítimo tentou responder, mas apenas conseguiu marcar o segundo golo nos últimos 3 minutos da partida, com Carlos Guimarães a converter uma penalidade. Contudo, ainda nos minutos finais, contra todas as expectativas e com sinais de cansaço da equipa da casa, os homens de Raúl Meca fecharam o resultado em 6–2, com Daniel Pinheiro a marcar.

Com esta conquista, a equipa minhota assegura a sua passagem para a fase seguinte da Taça de Portugal, ao passo que o Marítimo SC, apesar de demonstrar grande dedicação, fica pelo caminho. O próximo desafio da formação de Famalicão está agendado para o dia 20 de janeiro, onde disputarão a 14ª jornada do Campeonato Placard. contra o UD Oliveirense.