Gverreios estiveram a vencer, superiorizaram-se, mas não resistiram à eficácia encarnada
Na noite fria desta quarta-feira, teve lugar o embate entre o SC Braga e o SL Benfica, no Estádio da Luz, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. A formação minhota sonhou e chegou a estar em vantagem, porém o ataque letal dos lisboetas foi decisivo para o resultado final.
A partida começou frenética e com uma ligeira superioridade dos encarnados, porém foram os minhotos a criar as primeiras oportunidades de perigo. À passagem do minuto 7, Víctor Gómez quis fazer tudo sozinho e rematou forte de fora de área, obrigando Trubin a uma boa intervenção, cedendo o pontapé de canto. No seguimento do mesmo, Rodrigo Zalazar, sem qualquer oposição à entrada de área, rematou rasteiro e, após um desvio em João Mário que enganou o guarda-redes ucraniano, a bola acabou por entrar, inaugurando-se, assim, o placar.
Aos 12 minutos, João Neves encontrou espaço no miolo e do meio da rua disparou ao lado da baliza de Lukas Hornicek. O duelo entre os dois conjuntos acabou por estabilizar com os bracarenses a tentar segurar a vantagem, porém a turma de Roger Schmidt preferiu optar pela troca de passes rápidos e o jogo interior.
O tempo foi passando e a superioridade das águias foi se mostrando aos poucos, até que, ao minuto 42, após um passe de Kökçü, Rafa desmarcou-se na perfeição em velocidade, acabando por se isolar. À saída do guarda-redes checo, o internacional português atirou para o fundo das redes, reestabelecendo a igualdade.
Alguns instantes depois, após um lançamento lateral de Morato diretamente para a grande área, Arthur Cabral aguentou a pressão adversária e com um remate por entre as pernas de Hornicek acabou por marcar e consumar a cambalhota no marcador. Sem mais oportunidades relevantes, ambas as formações acabaram por recolher aos balneários com a vantagem dos caseiros instalada.
Os gverreiros voltaram melhores do descanso e demonstraram essa superioridade desde cedo. Aos 49’, após um pontapé de canto favorável aos minhotos, o esférico voltou a sobrar para a entrada da área e Rodrigo Zalazar, sem deixar o esférico cair, disparou com muita potência. O efeito que o remate tomou até ao canto superior direito acabou por não dar qualquer hipótese ao guarda-redes das águias, restabelecendo a igualdade e anotando um golaço digno de levantar o estádio.
Aos 60’, o uruguaio inspirado voltou a ameaçar a baliza adversária com um remate ao primeiro poste, mas o guarda-redes ucraniano foi chamado à intervenção e não vacilou. À passagem do minuto 66, após Nuno Almeida assinalar livre direto à entrada de área encarnada, Rodrigo Zalazar bateu rasteiro para o lado direito, obrigando Trubin a intervir e a negar o hat-trick do uruguaio. Pouco depois, o marcador esteve quase a sofrer uma nova remontada. Álvaro Djaló invadiu a área adversária pela ala direita do ataque arsenalista e, após um cruzamento milimétrico, viu Ricardo Horta ficar a centímetros de encostar a bola para o fundo das redes.
Como se costuma dizer na gíria futebolística, “quem não marca, sofre” e, apenas três minutos depois, após um passe de António Silva, Arthur Cabral deu de calcanhar para a desmarcação de Aursnes, que invadiu a grande área e tirou a bola do alcance do guarda-redes forasteiro. Desta forma, os anfitriões encontravam-se novamente na frente do marcador.
A partida voltou a estabilizar, desta vez com o SC Braga a ter de procurar os caminhos para a baliza adversária e os lisboetas a acabarem por priorizar a posse de bola para segurar o resultado. A situação de maior relevância surgiu ao minuto 93, através de um livre direto descaído à esquerda do ataque benfiquista. Kökçü levantou a cabeça e decidiu arriscar o remate direto, obrigando Lukas Hornicek a uma grande intervenção.
Até ao final do encontro, não houve mais situações perigosas para ambas as formações, fechando, assim, o resultado em 3-2. Com esta derrota, a turma de Artur Jorge fica pelo caminho na corrida à conquista da Prova Rainha. No próximo dia 14 de janeiro, os bracarenses deslocam-se à cidade do Porto para defrontar o FC Porto, num confronto a contar para a 17ª jornada da Liga Portugal Betclic.