Estão também previstas filmagens em Fafe, Braga e Famalicão.

É a partir de Guimarães que a história é contada. “Daqui houve resistência” é o nome da nova série da RTP que mostra que a resistência ao regime ditatorial também se deu a norte de Portugal. Pretende-se homenagear os participantes ativos, mais ou menos anónimos, na mudança do paradigma político português da altura.

A ideia passa por mostrar que, na região norte, “houve inúmeros grupos de resistentes que lutaram de modo persistente e organizado pela Liberdade, sem dar tréguas às forças do regime, sempre com elevados custos”, refere o documento citado pela RUM.

A série é uma adaptação do livro “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência”, de César Machado. A obra contém 25 testemunhos reais de resistentes que lutaram nesta região, ou que daqui partiram para travar lutas em Coimbra, Lisboa ou Paris, ou que para aqui vieram travar o seu combate clandestino.

A série reveste-se de grande importância por retratar “o movimento de resistência antifascista de Guimarães e do norte do país, bem como a sua importância para a queda do regime em Portugal”, refere o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva. Além disso a série será produzida pela Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães, que o vereador destaca como “uma das maiores e mais premiadas produtoras de Portugal”.

Paulo Lopes Silva sublinha ainda o facto de o guião ser escrito pelos vimaranenses Pedro Bastos e César Machado e o destaque a algumas personalidades vimaranenses, como Joaquim Santos Simões e Eduardo Ribeiro, os chamados “Democratas de Braga”, ou Alberto Martins, líder do movimento – frente estudantil, que teve um papel importante na crise de 69, em Coimbra. O mesmo acontece com José Casimiro Ribeiro, preso em novembro de 1973 e libertado, de Caxias, no 25 de Abril, ou Rui Guimarães, jovem estudante, Nicolino, e desportista, que faz várias comissões na Guerra de África e é militar ativo na Operação Fim de Regime, do 25 de Abril.

As filmagens arrancam em março e perspetiva-se que a estreia aconteça ainda este ano. O anúncio foi feito esta quinta-feira, na reunião de executivo vimaranense, a propósito da votação de uma proposta de apoio financeiro – 20 mil euros – para a realização do projeto.

O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura através do Instituto de Cinema e Audiovisual, da RTP, do Turismo de Portugal, da Associação 25 de Abril e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, entre outros. A série será exibida na estação pública de televisão ao longo de cinco episódios e tem entre os protagonistas o ator Albano Jerónimo.