Ambas as equipas procuravam a primeira vitória na segunda fase do campeonato.

Este sábado, 20 de janeiro, foi dia de dérbi entre o Vitória SC e o VC Viana a contar para a 4ª jornada da II Fase-Série A da Liga Una Seguros.. Os visitantes já não jogavam há um mês, mas mostraram ainda estar em forma, vencendo com parciais de 21-25, 22-25 e 23-25.

Os vimaranenses entraram melhor no primeiro set e graças a falhas defensivas do conjunto de Viana, conseguiram criar uma vantagem de quatro pontos no marcador (5-1), obrigando o treinador dos marujos a solicitar um time out ainda muito cedo no jogo. Esta decisão provar-se-ia útil, visto que resultou numa reviravolta praticamente imediata (6-6).

Os anfitriões mostravam-se desconcentrados e pouco coesos nos momentos defensivos. Resultando em muitos espaços abertos e pontos fáceis para a turma de Viana do Castelo.

No segundo set o Vitória SC mostrou claras melhorias em relação ao anterior. Melhor posicionamento defensivo e uma ótima capacidade de bloqueio. Esteve por cima muito tempo até, mais uma vez, à solicitação de um time out por parte da equipa técnica vianense (13-9). Os visitantes mostraram mais vontade de vencer durante todo o encontro, sendo esse o fator decisivo e o que separou as duas equipas.

Quando começou o terceiro e último set, a reviravolta dos conquistadores parecia realmente possível. Este foi o melhor set da equipa de Nuno Pereira que se manteve à frente no marcador até aos últimos instantes. Venciam por 18-13 e a vitória parecia iminente, mas uma sequência de cinco pontos em resposta a 12 do VC Viana, resultou no triunfo da equipa visitante.

Com este resultado, o VC Viana sobe para a sexta posição na tabela classificativa. Na próxima partida, 21 de janeiro, vão defrontar o AA Espinho. O Vitória SC mantém-se em sétimo lugar e o próxima jogo será contra o Ala de Nun’Álvares de Gondomar, ambos os dois jogos a contar para a Taça de Portugal.