O início avassalador dos vimaranenses foi insuficiente para derrotar o detentor dos últimos dois títulos da competição.

Neste sábado, o Vitória SC perdeu na receção ao Sporting CP, numa partida a contar para a terceira jornada da Taça Hugo dos Santos. Apesar do equilíbrio nos parciais (dois para cada lado), os lisboetas conseguiram ultrapassar o forte início vitoriano.

Motivados pelo triunfo saboroso frente ao SL Benfica, os conquistadores entraram no duelo com os leões a todo o gás. Com apenas três minutos decorridos, a formação minhota já vencia por 13-3. Para tentar mudar o rumo dos acontecimentos, o treinador leonino Pedro Nuno Monteiro pediu desconto de tempo. A partir daí, os visitantes aumentaram o seu nível exibicional, aproximando-se do conjunto vimaranense, que mesmo assim venceu o primeiro parcial (24-21).

O segundo quarto iniciou-se com os forasteiros a assumirem a liderança do marcador até aos 29 pontos, ao leme dos norte-americanos Marvin Clark Jr. e Mike Moore. A igualdade no marcador surgiu aos 30 pontos, mas a intensidade defensiva sportinguista e a assertividade ofensiva devolveram a vantagem aos visitantes (30-35). Apesar dos minhotos terem conseguido reagir e empatar o encontro a 35 pontos, a turma leonina chegou ao intervalo na frente (37-44).

Logo após o intervalo, o terceiro parcial desenhou-se com um começo equilibrado, com oito pontos conquistados por cada equipa. A eficácia no lançamento triplo favoreceu o Sporting CP, que chegou ao final deste terceiro período a vencer por 58-67.

No último quarto do duelo, a capacidade de manusear e trocar a bola valeu à turma de Pedro Nuno Monteiro uma vantagem de 11 pontos (61-72). Os conquistadores responderam e mostraram uma estratégia atlética e fluída, diminuindo a diferença para três (69-72). Contudo, a formação lisboeta soube coordenar a partida e, com o soar da buzina, triunfaram por 80-88. O melhor pontuador do duelo foi o vitoriano Cornelius Hudson com 26 pontos averbados. Já o elemento mais assertivo sportinguista foi o extremo Marvin Clark Jr.

Com esta derrota, o Vitória SC situa-se no terceiro posto do grupo B da Taça Hugo dos Santos, resultado de cinco pontos somados. No próximo confronto, a formação da Cidade Berço volta a defrontar o Sporting CP, mas fora de portas. O jogo decorrerá no dia 4 de fevereiro, com início agendado para as 16:00.