A virtude dos conquistadores surgiu do banco de suplentes
O Vitória SC defrontou, na última quinta-feira, o FC Penafiel, num jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Os vitorianos conseguiram alcançar a vitória pela margem mínima, passando para a próxima fase da competição.
No terceiro minuto do encontro, Ricardo Mangas surgiu pela direita dando a bola em João Mendes, que a levou até à grande área adversária. Mangas inverteu os papéis com o médio português, aparecendo na zona de finalização. O remate do número 19 revelou-se fraco, mas obrigou a uma defesa apertada de Manuel Baldé.
Vinte minutos depois, foi a vez de André Silva testar o guardião adversário. O avançado recebeu um cruzamento vindo da direita, por intermédio de Miguel Maga, mas não conseguiu dominar a bola da melhor maneira. Mesmo assim conseguiu rematar já em esforço dentro da pequena área, contudo, Manuel Baldé levou a melhor de novo enviando a bola para canto.
Até ao fim do primeiro tempo não surgiram quaisquer ocasiões de golo de ambas as partes, sendo o resultado ao intervalo o nulo no marcador. A primeira parte foi mais combativa a meio campo, e não se registaram grandes oportunidades de golo.
Na segunda parte, o Vitória SC entrou bem, mas encontrou pela frente um conjunto com vontade de fazer mais. Ao minuto 53, na sequência de um pontapé de canto, Tomás Ribeiro cabeceou e o esférico foi ter com Nuno Santos. O número 77 só tinha que encostar, mas acabou por enviar a bola por cima da baliza adversária.
No minuto seguinte, Robinho cruzou junto à baliza e o esférico acabou por embater na trave da baliza de Charles. Poucos minutos depois, Hugo Firmino rematou para defesa apertada de Charles, Adílio apareceu na recarga, mas não consegui desviar a bola para junto da baliza vitoriana. Na jogada sucessora os minhotos obtiveram canto. Após desvio inicial de Manu Silva, o lateral esquerdo dos conquistadores, Ricardo Mangas, apareceu já dentro da pequena área e enviou a bola ao poste.
As alterações efetuadas por parte de Álvaro Pacheco foram peça chave para o sucesso da turma da “Cidade Berço”. Jota entrou para o lugar de Nuno Santos e mudou por completo o rumo do jogo. Ao minuto 75 Ricardo Mangas cruzou pela esquerda e o avançado português, recém-entrado, apareceu ao segundo poste para finalizar a jogada com sucesso, 1-0 era o resultado visível no placar.
Até ao final da partida ainda houve lugar para mais uma oportunidade flagrante por parte dos conquistadores. Jota Silva arrancou pelo corredor direito e ofereceu o golo a Nélson da Luz, que falhou de forma inexplicável, aplicando um remate que passou por cima da baliza do FC Penafiel.
A partida foi dada por terminada e, dessa forma, o conjunto de Álvaro Pacheco é quem segue para os quartos-de-final da Taça de Portugal, cujo sorteio está marcado para a próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro. Os vimaranenses têm encontro marcado com o FC Arouca, também na próxima segunda-feira. A partida está marcada para as 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques e contará para a 17ª jornada da Liga Portugal Betclic.