A Universidade do Minho recebeu o Congresso de Ciências da Comunicação nos dias 24, 25 e 26 de janeiro.

A XIII edição SOPCOM começou na quarta-feira, dia 24 de janeiro, na Universidade do Minho. A SOPCOM é uma associação sem fins lucrativos que pretende desenvolver a investigação em ciências da comunicação. O polo de Gualtar rodeou-se de congressistas e voluntários ansiosos por aproveitar os dias para explorarem determinados assuntos e fazer com que o evento decorresse da melhor forma possível.

Pela manhã de 24 de janeiro, inaugurou-se o congresso com uma sessão de abertura. Na mesa estavam presentes Madalena Oliveira, presidente da SOPCOM, Luís António Santos, diretor adjunto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Paula Renealdo, presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho. Após a apresentação do evento, Susana de Andrés teve presente para a conferência de abertura com o tema “comunicação lenta”. Susana falou sobre os meios de comunicação serem uma “fábrica acelerada” sem haver tempo de reflexão, uma vez que “o tempo é poder, se o fazem rápido, são quem ganham”.

Para encerrar a primeira manhã, Joaquim Furtado e José Pacheco Pereira numa sessão plenária moderada por Felisbela Lopes conversaram sobre a comunicação e liberdade, relembrando épocas antes e depois do 25 de abril. Durante a tarde decorreram sessões paralelas sobre diversos assuntos de comunicação, culturas e comunidades.

A manhã de 25 de janeiro iniciou com reuniões de Grupos de Trabalho (GT) e sessões de apresentação de livros e projetos. Após uma pequena pausa, decorreram sessões temáticas com os temas “Comunicação e Sustentabilidade” e “Transdisciplinaridade das Ciências da Comunicação”. Das 14h30 às 18h00 realizaram-se novas sessões paralelas. Para terminar o dia, efetuou-se uma Assembleia Geral seguindo-se um jantar no restaurante “Migaitas Fórum”.

O dia de ontem encerrou o XIII congresso da SOPCOM começando, novamente, com sessões em simultâneo. Da parte da tarde, prosseguiram duas sessões temáticas sobre a “tecnologia, inteligência artificial e culturas digitais” e “diversidade cultural e comunidades criativas”. Manuel Pinto, professor Emérito da Universidade do Minho, foi convidado a participar na conferência de encerramento com o tema “Campo comunicacional: entre muros e pontes”.

A sessão de encerramento contou com Madalena Oliveira e Sara Balonas, coordenadora da comissão organizadora. Ambas agradeceram ao resto da organização, aos participantes e aos voluntários por um evento realizado com sucesso. Apresentaram também os novos coordenadores de GT e anunciaram a XIV edição do Congresso SOPCOM, que decorrerá na Universidade da Beira Interior (UBI). De seguida, fizeram-se as despedidas no brinde final, acompanhado por um momento musical.