A programação minhota mistura arte, diversão e romance.

É o mês mais pequeno do ano, mas não é escasso em eventos culturais. Fevereiro conta com concertos e teatros imperdíveis, sem esquecer datas impactantes, como o Carnaval e o Dia dos Namorados.

 

David Fonseca – Cine Teatro João Verde, Monção

A 3 de fevereiro, David Fonseca apresenta, num formato conversa-concerto, “Conta-me Histórias”. Inspirado no conceito dos late night shows americanos, dois entrevistadores convidam o cantor português para o ambiente de sala de estar recriado em palco. É garantido um roteiro imprevisível, onde às histórias desconhecidas da carreira do artista juntam-se momentos musicais do repertório de David Fonseca. A sessão está prevista para as 21h30.

Mariana Oliveira / ComUM

Carnaval de Famalicão

Apesar das festas de Carnaval preencherem todos os cantos do Minho, a folia de Famalicão é a mais notória. A festa preencherá os cantos da cidade de 9 a 13 de fevereiro, destacando-se a noite da véspera do Entrudo (12 de fevereiro).  Quatro palcos com DJs estarão disponíveis aos foliões durante toda a noite e madrugada, onde os bares e cafés abrem as portas e juntam-se à festa. Os restantes dias são preenchidos de desfiles de Carnaval, assim como exposições de máscaras e caretos.

 

Ivandro – Altice Fórum Braga

Num espetáculo integrante do cartaz “Festival Montepio, às Vezes o Amor”, Ivandro atua no Dia dos Namorados na maior sala de espetáculos de Braga. O cantor é um dos artistas mais ouvidos e queridos de Portugal, e, no ano em que lança o seu álbum de estreia, quer celebrar o amor com todas as pessoas que queiram aquecer os seus corações ao som de alguns dos temas neste 14 de fevereiro. O concerto acontecerá no Grande Auditório do Altice Forum Braga, sendo o preço dos bilhetes entre os 20 e 25 euros.

 

“Palco Principal”, SillySeason – Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima

A nova criação do coletivo SillySeason dá-se a conhecer em Ponte de Lima a 16 de fevereiro de 2024, às 21h30. A peça teatral recai sobre o universo de Tchékhov em “A Gaivota”, um clássico da dramaturgia europeia. Assume-se como um espetáculo “do cansaço e da self-delusion”, onde se narra como vivemos a vida, e a responsabilidade e tragédia a ela implicada. Contudo, gargalhadas estão garantidas.

 

Concerto Comemorativo do 50º Aniversário da Universidade do Minho –  Theatro Circo, Braga

Em cargo do maestro Vítor de Matos, a Orquestra e Coro do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas comemora o 50º da Universidade do Minho ao longo de 90 minutos. O concerto tem como protagonista a Sinfonia n.º 9 de Beethoven, considerada o “ápice do génio do seu autor“ na ambição de traduzir a Ode à Alegria, de Schiller, em música.

 

Maria, a Mãe – Theatro Gil Vicente, Barcelos

“Maria, a Mãe” é a segunda parte da trilogia do encenador Elmano Sancho sobre a Sagrada Família. Focando-se agora na imagem da mãe de Jesus, a peça fala sobre “a perda, a dor, a solidão, a velhice, o esquecimento e a morte.”  Interpretada por Custódia Gallego, Elmano Sancho, João Gaspar e Lucília Raimundo, o espetáculo terá lugar no Theatro Gil Vicente, dia 17 de fevereiro, às 21h30.

 

The Legendary Tigerman – Centro Cultural de Vila Flor, Guimarães

O cantor português apresenta no palco do Grande Auditório Francisca Abreu o seu novo disco, “Zeitgeist”. O sétimo álbum liga Paris e Lisboa entre o requinte da música para cinema e o suor de um clube de rock. The Legendary Tigerman traz a palco um projeto que alia a música de dança e o punk, cobrindo-se de sintetizadores modulares, guitarras, o etéreo e as grandes orquestrações.