Organização famalicense foi mais bem-sucedida e acabou por valer os três pontos.

Na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro, o FC Famalicão recebeu o Rio Ave FC, no Estádio Municipal de Famalicão, numa partida a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os famalicenses começaram a perder, mas a cabeça de Jhonder Cadiz deu a volta ao resultado, deixando os três pontos em Famalicão.

O encontro começou com ambas as equipas a procurarem organizar-se ofensivamente e impor o seu jogo, sendo que o Rio Ave FC levou a melhor neste critério. À passagem do minuto 14, após análise do vídeo árbitro, Artur Soares Dias reverteu a sua decisão inicial, retirando o amarelo a João Teixeira por simulação, e apontou para a marca dos 11 metros devido a infração cometida por Luíz Júnior. Na cobrança do castigo máximo, Yakubu Aziz não tremeu e abriu o placar.

Três minutos depois, Zaydou Youssouf desmarcou Sorriso que levantou a cabeça e viu a desmarcação de Jhonder Cadiz. Após um passe teleguiado para a cabeça do venezuelano, este cabeceou como mandam as regras, não dando qualquer hipótese a Jhonatan, restabelecendo a igualdade no marcador.

O jogo passou a concentrar-se no meio-campo com muita disputa pela posse de bola de ambas as partes, havendo, por isso, poucas subidas perigosas. As equipas acabaram por se recolher aos balneários com o marcador empatado a uma bola.

À passagem do minuto 52, após uma jogada de ataque da equipa da casa, a bola acabou por sair pela linha de fundo, resultando em pontapé de canto à direita do ataque famalicense. Na cobrança do mesmo, o esférico foi parar à cabeça de Jhonder Cadiz, porém o avançado não conseguiu repetir o feito da primeira parte e Jhonatan defendeu sem dificuldade.

Aos 66 minutos, Chiquinho transportou a bola pela ala direita do terreno e, após forte pressão da defesa vilacondense, acabou por conseguir cruzar com alguma dificuldade. O guardião brasileiro não conseguiu controlar a temporização de salto e, após defesa incompleta, o esférico sobrou, mais uma vez, para a cabeça de Cadiz que, sem pressão adversária, voltou a abanar as redes, consomando a cambalhota no marcador.

Três minutos depois, Artur Soares Dias assinalou livre favorável ao Rio Ave no centro do meio-campo caseiro. Na cobrança, Adrien Silva tirou tinta ao poste da baliza de Luíz Junior. Seis minutos depois, Boateng surgiu nas alturas, e, no corte, Francisco Moura quase fez autogolo, obrigando Luíz Junior a esticar-se e a efetuar uma grande defesa.

Aos 77 minutos, Puma Rodriguez saiu da pressão de três adversários e tirou o cruzamento para o miolo da grande área. A defesa dos visitantes conseguiu cortar para a entrada de área e, no ressalto, Theo Fonseca tentou o remate de primeira, mas a bola acabou por sair muito por cima da baliza.

A turma de Luís Freire percebeu que era o momento de pressionar alto e contrariar a posse de bola famalicense. Aos 86 minutos, o FC Famalicão apanhou a equipa visitante em contrapé e Puma Rodriguez tirou vários adversários do caminho e, quando encontrou espaço, disparou forte, obrigando Jhonathan a fazer uma boa intervenção. Ainda no mesmo minuto, após contra-ataque vilacondense, surgiu novo remate e Luíz Junior voltou a ser chamado a intervir, segurando a vantagem da sua equipa.

No minuto seguinte, Artur Soares Dias voltou a apontar para a marca dos 11 metros após um jogador do Rio Ave ser derrubado no interior da área minhota. Na conversão do castigo máximo, Adrien Silva viu a sua cobrança bater com estrondo no poste e na recarga a bola a sair muito por cima.

Até ao final do encontro não houve mais oportunidades relevantes, fechando, assim, o resultado em duas bolas a uma favorável à equipa da casa. Com regresso às vitórias, o FC Famalicão sobe ao nono lugar da tabela classificativa, à condição, com 26 pontos. Na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, os minhotos visitam a casa do Arouca, na próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, às 20:15.