Os gverreiros conquistaram a vitória, mas não asseguraram um lugar na próxima fase.
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, o SC Braga viajou até ao Azerbaijão para defrontar o FK Qarabag, na segunda mão da primeira fase eliminatória da UEFA Europa League. O resultado do jogo anterior deixou os minhotos com uma dura missão pela frente. A vitória por 2-3 foi insuficiente para superar o agregado.
A turma de Artur Jorge não entrou bem no jogo e foi dominada pelos azerbaijanos durante toda a primeira parte. Notou-se uma grande dificuldade para manter a posse de bola durante mais do que alguns segundos e isso permitiu que a equipa anfitriã tivesse várias oportunidades de ataque. Aos gverreiros valeu Matheus, que protagonizou boas defesas.
Foi ao minuto 57, com a expulsão de Cafarquliyev, que o jogo mudou para os arsenalistas. Os azeris ficaram menos incisivos e isso permitiu aos minhotos atacar mais. Bruma, lançado aos 64 minutos para o lugar de Víctor Gómez, foi o grande catalisador. Foi responsável por assistir os dois golos que levaram o jogo a prolongamento. Primeiro, ao minuto 70, com um cruzamento para Roger Fernandes, que rematou em arco para o fundo das redes e posteriormente ao minuto 84, num lance semelhante finalizado por Álvaro Djaló.
Mesmo com toda a vantagem do seu lado, os bracarenses entraram apagados no prolongamento. Ofereceram um lance perigoso de bola parada aos azeris e viram Matheus Silva a devolver a vantagem ao FK Qarabag.
Com apenas 15 minutos de jogo restantes, a missão da turma forasteira parecia já impossível. Foi então que, ao minuto 115, os minhotos viram uma grande penalidade devolver-lhes a esperança. Simon Banza foi chamado a bater e não desiludiu.
Aos 120’+2, mais um erro fatal deitou por terra o sonho europeu dos arsenalistas. Um livre batido de forma rápida apanhou os guerreiros desprevenidos e Akhundzade, completamente isolado, marcou para enviar o conjunto azerbaijano à próxima fase.
Assim, resta apenas ao SC Braga focar-se no campeonato. Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, vai defrontar o Boavista FC, no Estádio do Bessa, às 20h15, a contar para 23ª jornada da Liga Portugal Betclic.