Banza bisou, Abel Ruiz e Zalazar selaram a vitória dos arsenalistas.
Nesta segunda-feira, o SC Braga deslocou-se até ao estádio do Bessa para defrontar o Boavista FC, num encontro que ditou o fecho da 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. Simon Banza, com dois golos, foi a figura da partida e igualou Gyökeres no topo dos melhores marcadores.
Após a desilusão europeia frente ao Qarabağ FK, Artur Jorge fez quatro alterações. Entraram para o 11 inicial Serdar, Joe Mendes, Vítor Carvalho e o recuperado Ricardo Horta nos lugares de Niakaté, Borja, Zalazar e Pizzi.
A formação arsenalista começou a todo o vapor, com um remate de longe e sem perigo de Serdar. Aos nove minutos, foi a vez de Roger testar João Gonçalves com um remate que exigiu uma defesa apertada por parte do guarda-redes dos axadrezados.
O Boavista FC conseguiu equilibrar e, aos 34 minutos, Bozeník marcou após o cruzamento de Salvador Agra, mas o golo acabou por ser anulado por fora de jogo. Não marcaram as panteras negras, marcaram os guerreiros, e não uma, mas duas vezes. Num espaço de dois minutos, Banza e Abel Ruiz deram conforto aos gverreiros do minho.
Aos 42 minutos, Roger intercetou um mau passe da defesa axadrezada, permitindo que Banza arrancasse em direção à área axadrezada. O goleador dos minhotos ultrapassou Abascal e colocou a bola entre as pernas de João Gonçalves, abrindo assim o marcador.
Dois minutos depois, Serdar serviu Abel Ruiz, que passou para Roger, com o extremo a colocar em Ricardo Horta. O capitão picou para a entrada da área, onde Abel Ruiz finalizou com um toque sublime à saída de João Gonçalves, carimbando o 2-0.
Já na segunda parte, os bracarenses continuaram a pressionar, e aos 62 minutos, Banza marcou o terceiro golo da equipa de Artur Jorge, bisando na partida. O avançado africano igualou, com 17 golos, Viktor Gyökeres no topo dos melhores marcadores da Liga, com cinco golos nos últimos quatro jogos.
No decorrer do minuto 72, o médio uruguaio Zalazar, fechou o resultado com um remate cruzado e forte, após assistência de Banza. Aos 84 minutos, o guarda-redes da casa, João Gonçalves, impediu que Pizzi criasse perigo e que Banza fizesse o hat trick.
Um ninuto depois, Bozenik cabeceou ao lado depois de ser servido por Onyemaechi. No minuto seguinte, Matheus impediu, com uma enorme defesa o golo caseiro, que seria anulado por fora de jogo.
Com esta vitória, os arsenalistas somam 46 pontos e aproximam-se do FC Porto, que ocupa o terceiro lugar com 49 pontos. A equipa de Artur Jorge prepara-se agora para receber na Pedreira, o Estrela da Amadora, num jogo marcado para sábado, dia 2 de março, às 20:30.