Os Gverreiros do Minho mantêm-se no quarto lugar da tabela classificativa.

Neste domingo, dia 4 de fevereiro, realizou-se pelas 20:30h o embate minhoto entre as formações do SC Braga e do Moreirense FC, no Estádio Municipal de Braga. Este encontro contou para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic e, no final, a formação caseira saiu vitoriosa.

 

Os bracarenses tiveram uma entrada assertiva no jogo, estando determinados a alterar o marcador logo nos minutos iniciais. Tal feito foi consumado ao minuto oito. O lançamento lateral de Víctor Gómez apanhou a defesa adversária desprevenida encontrando Ricardo Horta. O médio combinou com Rodrigo Zalazar que, já perto da linha de fundo, cruzou rasteiro para finalização certeira de Abel Ruiz.

 

Ao minuto 17, os caseiros recuperaram a bola em zona adiantada do terreno, através de João Moutinho. O internacional português colocou o esférico em Zalazar, que rematou para defesa de Kewin Silva. A bola ainda sobrou para Álvaro Djaló, que atirou em arco, mas a “redondinha” apenas passou ao lado da baliza da equipa visitante.

 

A resposta dos axadrezados surgiu apenas à passagem da meia hora. João Camacho levou tudo à frente, numa jogada individual, mas rematou por cima da baliza de Matheus. Este acabou por ser o último lance de relativo perigo durante o que restou da primeira metade, chegando este jogo ao intervalo com o placar em 1-0.

 

Aos 59 minutos a capacidade técnica de Djaló levou a bola para dentro da área adversária. Após um pormenor notável entregou o esférico em Moutinho, que por sua vez encontrou Zalazar que, já fora da área, rematou colocado para uma grande intervenção do guardião moreirense.

 

Pouco depois, Borja cruzou com peso e medida na direção de Abel Ruiz, que desviou insuficientemente na direção da baliza, morrendo a bola nas luvas de Kewin. Ao minuto 74 Madson Monteiro respondeu a um cruzamento vindo da esquerda do seu ataque, tendo feito o esférico passar bem perto da baliza bracarense.

 

Nesta sucessão de ataques, a turma de Artur Jorge quase faturou, através de Zalazar. No minuto seguinte o médio apareceu em zona frontal, mas enviou a bola por cima da baliza adversária, apesar da possibilidade de fazer algo mais.

 

O Moreirense FC esteve perto de igualar o encontro por duas vezes em três minutos. Ao minuto 83 Alan atirou colocado, ainda bem longe do alvo, obrigando Matheus a uma defesa a dois tempos. Pouco depois Madson colocou o Municipal de Braga em suspenso. O avançado apareceu em zona de finalização, respondendo a um cruzamento venenoso, e enviou o esférico à trave.

 

A última ocasião da partida pertenceu a Abel Ruiz que, aos 88 minutos, recebeu a bola já dentro da área, após uma bola parada executada por João Moutinho, e rematou para uma boa resposta do guarda-redes dos cónegos.

 

Este dérbi minhoto terminou com a vitória do SC Braga sobre o Moreirense FC, por uma bola a zero. Com este resultado, os bracarenses voltaram à quarta posição da tabela classificativa, com 40 pontos. O próximo encontro dos Gverreiros do Minho será no reduto do Sporting CP, e realizar-se-á no dia 11 de fevereiro, pelas 18h, a contar para a 21ª jornada da Liga Portugal Betclic.

 

Já a turma da vila de Moreira de Cónegos mantem-se no sexto lugar do campeonato, com 32 pontos conquistados. Os comandados de Rui Borges terão como próximo adversário o GD Chaves, que defrontarão no dia dez de fevereiro, pelas 18h. Esta partida contará também para a 21ª jornada da Liga Portugal Betclic 2023/24.