Os vimaranenses recuperaram a desvantagem, contudo, perderam o fôlego no término do encontro.

Neste sábado, dia 10 de fevereiro, o Vitória SC recebeu o CP Esgueira no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, numa partida referente à 15ª jornada da Fase Regular da Liga Betclic. Os conquistadores deixaram-se surpreender pela exibição da formação do distrito de Aveiro, saindo derrotados deste confronto.

O encontro iniciou-se com os vitorianos a colocaram-se na frente do marcador (4-0), todavia, o CP Esgueira conseguiu equilibrar a contagem (4-4). No decorrer do parcial, os conquistadores sentiram dificuldades de pontuar, dado o equilíbrio defensivo apresentado pelos forasteiros. O conjunto orientado por Pedro Costa aliou a coesão defensiva ao poderio ofensivo, implementando uma vantagem de 11-23 no fecho do primeiro período.

Tal como no início do jogo, os conquistadores iniciaram o segundo parcial a pontuar, abrindo assim a contagem do período. Comparativamente ao ocorrido no primeiro quarto, a formação da Cidade-Berço apresentou uma nova face, conseguindo diminuir a desvantagem através da melhoria das suas percentagens de lançamento e da sua postura defensiva, sofrendo apenas oito pontos. Desta forma, o conjunto caseiro conseguiu reduzir a desvantagem de 12 para três pontos (28-31).

Contrariamente àquilo verificado na primeira parte, o terceiro quarto iniciou-se com o conjunto do distrito de Aveiro a pontuar. Essa concretização serviu como mote para os forasteiros responderem à redução da desvantagem conquistada pelos vimaranenses no parcial anterior, alargando a sua vantagem ao longo do período. O CP Esgueira demonstrou-se eficaz, sendo capaz de capitalizar 27 pontos. Em contrapartida, a formação minhota, embora tenha conseguido somar 16 pontos, sentiu dificuldades em controlar o poderio ofensivo implementado pelo conjunto forasteiro, evidenciado pelo resultado final do quarto (44-58).

O quarto período apresentava-se como a última esperança para os vitorianos levarem a melhor. Desse modo, os comandados por Miguel Miranda foram os primeiros a converter, conseguindo reduzir a desvantagem para seis pontos (57-63), a três minutos do fim. Ainda que os conquistadores tenham apresentado uma dinâmica ofensiva positiva, sentiram dificuldades em mantê-la até ao encerrar do encontro, não conseguindo pontuar até ao último lance do duelo. Por outro lado, o CP Esgueira aproveitou as dificuldades adversárias para dilatar a vantagem para 21 pontos. No entanto, esta diferença foi reduzida pelos três pontos convertidos a três segundos do fim (60-78).

Com este resultado, os vimaranenses somam a terceira derrota consecutiva, tendo sido vencido pelo Sporting CP nos embates anteriores, relativos à Taça Hugo dos Santos e à Liga Betclic, respetivamente. O conjunto minhoto soma 22 pontos, mantendo a sexta posição. Na próxima partida, os conquistadores recebem o Imortal BC no dia 14 de fevereiro, pelas 21:00, num jogo a contar para a quarta jornada da Taça Hugo dos Santos.