Coco Avant Chanel, dirigido por Anne Fontaine, chegou às telas de cinema em 2009. A obra cinematográfica retrata não só o nascimento e consolidação de uma das marcas de luxo mais famosas e influentes do mundo, como da mulher criadora por trás de toda a fama e conquista.
Coco Avant Chanel é um filme que mergulha na vida pregressa da lendária estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, antes de se tornar um ícone da moda da alta-costura. Protagonizado pela atriz Audrey Tautou, o filme conta-nos a jornada pessoal e profissional de Chanelde uma forma cativante. O longa explora as humildes origens, o estilo visionário e a determinação inabalável da futura estilista.
Pobre e abandonada num orfanato. É a partir desta premissa que a diretora da obra decide começar a narrativa. Gabrielle tem pouco amor, mas muitos sonhos. Começa a aprender as artes da costura cedo, ainda no centro onde residia, e que mais tarde serviriam de base para se assumir no mundo da moda parisiense.
A cidade de Paris da Belle Époque é ricamente recriada e retratada, de forma a oferecer um luxuoso e sofisticado tema de fundo para a ascensão da protagonista. Os cenários e os figurinos destacam, não apenas, a evolução do estilo da personagem principal, mas também as transformações culturais e sociais que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX. Composta por Alexandre Desplat, a música complementa, de forma subtil, as imagens e a narrativa, transportando o espectador para a atmosfera glamorosa de Paris do início do século XX. As composições evocam tanto o romance quanto a intriga, refletindo os altos e baixos da jornada de Coco Chanel.
Para além disso, o filme aborda temas importantes, como o papel da mulher na sociedade e os desafios enfrentados por Chanel como uma mulher de poder num mundo dominado, essencialmente, por homens. O desejo de independência, a recusa em se conformar com as expectativas sociais e o desejo de liberdade são elementos centrais da narrativa, que ecoam com questões contemporâneas de igualdade de gênero e emancipação feminina.
Por outro lado, algumas críticas têm apontado para uma abordagem um tanto idealizada da vida de Chanel, deixando de lado aspetos controversos da sua biografia, como o envolvimento nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Embora o filme se concentre principalmente nos primeiros anos de vida da estilista, há quem sinta falta de uma análise mais aprofundada de sua vida posterior e das próprias contradições pessoais.
Título Original: Coco Avant Chanel
Realização: Anne Fontaine
Argumento: Anne Fontaine e Camille Fontaine
Elenco: Audrey Tautou, Alessandro Nivola, Marie Gillain, Benoît Poelvoorde
França
2009