O terceiro encontro da época entre VC Viana e Vitória SC foi apenas decidido no quinto set.
Na tarde deste sábado, o VC Viana e o Vitória SC defrontaram-se no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, localizado em Viana do Castelo. O encontro contou para a 11ª jornada da II Fase da Liga Una Seguros (Série A) e os vimaranenses operaram uma reviravolta para ganhar.
O primeiro set do jogo exibiu equilíbrio de parte a parte, sem que nenhuma equipa se mostrasse superior ao seu adversário. A partir do 15-14, os marujos não voltaram a largar a liderança do placar.
Os conquistadores ainda reduziram várias vezes a diferença para o seu rival, contudo, Víctor Flores deu a machadada final nas aspirações vitorianas com o 25-22. O cubano colocou a equipa da casa a vencer por 1-0.
No segundo parcial, os comandados de João Santos mostraram coesão defensiva e souberam aproveitar as abébias iniciais dadas pelos vimaranenses. A perder por 16-9, o técnico visitante Nuno Pereira, usufruiu de um “timeout” para motivar e reorganizar os seus atletas. Apesar disso, os vitorianos foram subjugados pelos locais, que venceram o set por 25-18, consequente 2-0.
Na terceira etapa era expectável que o VC Viana fechasse o jogo, o que acabou por não acontecer. A formação da Cidade-Berço aproveitou o nervosismo do seu oponente para, de forma progressiva, ir aumentando a contagem.
A diferença entre os dois conjuntos foi tão grande que, desde o 11-18, os forasteiros mantiveram uma vantagem de sete ou mais pontos. O set viria a terminar com 17-25, e 2-1 no marcador geral.
O quarto parcial arrancou sem que nenhum dos dois lados se superiorizasse, até à igualdade a cinco. Entusiasmado pelo set anterior ter corrido de feição, o conjunto vitoriano chegou de maneira confortável até bem perto do término, com um 17-22. Deste momento em diante, os visitados tentaram evitar o empate, mas sem sucesso. Este período encerrou com um 22-25, e consequente 2-2.
A decisão do vencedor do dérbi minhoto foi relegada para o quinto período. Aqui, o começo designou-se pela luta intensa dos dois lados.
A meio do set, os conquistadores venciam por 5-7. Em inferioridade por 11-13, o treinador caseiro utilizou uma pausa técnica para definir a estratégia final.
O interregno não deu resultado para o lado dos marujos que, devido a um bloco mal efetuado, perderam por 13-15. O resultado estabeleceu-se no 2-3 para os visitantes.
Com esta vitória, os vimaranenses regressaram aos triunfos após quatro jogos sem vencer. Neste momento encontram-se no sexto posto da tabela classificativa, resultado de14 pontos somados. Já o VC Viana continua no oitavo lugar, com 12 pontos.
No próximo fim de semana, as duas formações minhotas têm pela frente uma dupla jornada. Os vianenses recebem, no dia 9de março, o Fonte do Bastardo às 16h00. No mesmo dia e hora, o Vitória SC defronta fora de portas a AA Espinho. No domingo, 10 de março, o VC Viana vai enfrentar o SL Benfica às 17h00. Duas horas antes, às 15h00, os vimaranenses rececionam o Fonte do Bastardo.