Os visitantes superiorizaram-se e abriram uma boa vantagem.

Na tarde deste sábado, 23 de março, o Famalicense AC recebeu, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, a formação do Riba d’Ave HC, a contar para a 21ª jornada do Campeonato Placard. Os visitantes conseguiram anular a formação da casa, vencendo o dérbi com uma margem larga.

O domínio forasteiro revelou-se desde o início do encontro. Com oito minutos jogados, Folhetas apanhou Luís Ferreira desprevenido e o português, na cara do guarda-redes, encostou para o interior da baliza adversária, inaugurando o marcador.

O confronto estabilizou-se e, por entre várias tentativas para ambos os lados, a vantagem dos visitantes aumentou, 13 minutos depois. Mais uma vez, após uma desatenção dos caseiros, desta vez de Rafael Almeida, Pedro Silva roubou o esférico e, isolado, apenas teve de encostar, sem hipóteses para Diogo Fernandes.

Ainda antes do intervalo, o marcador aumentou. Iñigo Artacho surgiu a emendar um remate de Pedro Silva do meio da rua e a fechar o resultado em 3-0, antes das equipas recolherem aos balneários.

No regresso para a segunda parte, o Famalicense AC tentou dar uma resposta, mas sem sucesso. Hugo Costa teve a oportunidade de relançar a sua equipa no jogo ao beneficiar de um livre direto, mas Álvaro Shedha negou-lhe o golo. As esperanças da turma de Jorge Ferreira acabaram por cair por terra, pois a vantagem dilatou ainda mais, novamente por intermédio de Folhetas. Depois de um ataque dos famalicenses, a bola acabou por sobrar para o português que logo armou a contraofensiva, juntamente com Anderson Nery. No 2×1, os visitantes não vacilaram e Folhetas só teve mesmo de encostar para o 0-4.

O jogo voltou a estabilizar, mas, aos 48 minutos, o placar voltou a mexer. Após uma confusão entre vários jogadores de ambas as equipas, acabam por surgir dois cartões vermelhos, um para Rafael Almeida e outro para Daniel Pinheiro. Miguel Guilherme assinalou grande penalidade favorável à equipa da casa. Na cobrança, Hugo Costa foi chamado à responsabilidade, tendo desperdiçado a oportunidade mas, com a defesa incompleta de Álvaro Shedha, teve a chance de se redimir e agitar, pela primeira vez no encontro, o placar caseiro. Desta forma, a partida encerrou-se com o 1-4 no marcador.

Com este resultado, a turma de Jorge Ferreira continua na zona de despromoção, na 12ª posição da tabela classificativa, com 18 pontos. Por outro lado, o Riba d’Ave HC instala-se na nona posição, com 23 pontos. No dia 6 de abril, o Famalicense AC viaja até Barcelos para defrontar o OC Barcelos, enquanto a turma orientada por Raul Meca recebe o HC Braga, que se encontra na posição imediatamente abaixo. Ambos os confrontos contam para a próxima jornada do Campeonato Placard.

 

Conheça, aqui, os elementos em destaque na partida.