O Vitória SC não supera o FC Porto e encontra-se no último lugar de acesso à fase final.

Este sábado, o Vitoria SC recebeu o FC Porto para disputar a 17ª jornada no Liga Betclic. De regresso ao castelo, com novas cores na camisola, o treinador Fernando Sá e os atletas Miguel Maria, João Guerreiro e Ricardo Monteiro (mais recente aquisição do FCP) procuravam cimentar o primeiro lugar dos azuis e brancos no campeonato.

Os anfitriões tiveram um começo desfavorável. As inúmeras faltas cometidas resultaram em nove pontos sofridos só na linha de lance livre, dando aos visitantes uma margem diferencial de 10 pontos, ainda no primeiro tempo (13-23).

A formação da Cidade Berço partiu em busca do resultado nos dez minutos seguintes. Liderados pela máquina ofensiva Cornelius Hudson e com recurso à velocidade no contra-ataque, os minhotos reduziram a desvantagem para oito (33-41).

À semelhança do período inicial, o recomeço da partida foi desastroso para os vimaranenses. Apesar de uma disputa equilibrada entre as tabelas, o Vitoria não foi capaz de contrariar a eficácia ofensiva do Porto, em especial Aaron Harrinson que somou 12 pontos apenas neste período. Até então, 19 pontos separavam as duas equipas (53- 72).

No período final, os nervos sentiram-se à flor da pele. Depois de dois triplos consecutivos, a segundos do desfecho da partida, os minhotos reduziram a diferença para três pontos e sonharam com a alteração do resultado. Contudo, os dragões não tremeram na linha de lance livre e aumentaram a vantagem para cinco, pondo um fim ao sonho vimaranense e estabelecendo um resultado final de 83-88.

A cinco jornadas do fim da fase regular, o Vitoria SC ocupa a oitava posição e permanece na tentativa de garantir o acesso ao playoff. Na próxima jornada, dia 23 deste mês, viaja até à Póvoa de Varzim para defrontar o CD Póvoa, às 15:00.