O Alto Minho celebra os 50 anos da revolução de abril com uma exposição itinerante, de entrada livre, que percorre as diferentes bibliotecas municipais dos concelhos. A exibição, “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, é constituída por 11 roll-ups sobre os 50 anos do 25 de abril de 1974 que trazem discussões sobre os regimes políticos do século XX, o Estado Novo, a contestação à ditadura, a guerra colonial, o MFA, o golpe de estado militar, a revolução, a descolonização e as independências, o PREC, a democracia e o ativismo.
O programa é promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC). A exposição arrancou a 18 de março em Ponte da Barca e marca lugar em Valença, Melgaço, Caminha, Monção, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez entre maio e junho.
A organização do evento convida todos os que “prezam a liberdade, a democracia e outros valores de abril” a visitar a exposição. O objetivo da atividade é homenagear os “episódios marcantes da nossa história” que contribuíram para que “Portugal se tornasse um país onde é possível viver de acordo com as escolhas políticas dos seus cidadãos, sem ditadores, nem guerra, nem censura e onde possa vigorar o direito e o respeito por cada um e por todos”.