Minhotas já não somam nenhum ponto há três jogos.
Neste domingo, 10 de março, o FC Famalicão deslocou-se ao Benfica Campus, para defrontar o SL Benfica. Este encontro contou para a 16ª jornada da liga BPI. As atuais líderes foram superiores durante a maior parte do confronto, ganhando por uma diferença de duas bolas.
A partida começou pouco animada, sem oportunidades de grande perigo para ambos os lados. Aos 11 minutos, surgiu a primeira oportunidade para o lado benfiquista. Andrea Falcón usou a cabeça para desviar a bola para a baliza, só que esta foi ao lado. Chandra Davidson ainda conseguiu aparecer ao segundo poste, mas estava demasiado atrasada para mudar a direção do esférico.
Segundos depois, na sequência de um livre a favor da equipa da casa, Regina Pereira cometeu falta à adversária, Andreia Norton, no semicírculo. Com o recurso ao VAR o árbitro apitou para o pênalti a favor das lisboetas. Chamada a bater, Carole Costa não desperdiçou a oportunidade de fazer o seu sexto golo no campeonato.
A primeira oportunidade para a formação minhota surgiu aos 25 minutos. Sara Brasil ganhou no frente-a-frente a Laís Araújo e conseguiu rematar. No entanto, a redonda foi desviada pela guardiã caseira.
A superioridade das águias estava assegurada no relvado. Ainda na primeira parte tiveram outras duas chances de grande perigo. Primeiramente, por um desvio de cabeça de Chandra Davidson. Seguidamente, era a americana do FC Famalicão, Mackenzie Cherry que quase colocava o esférico na própria baliza.
As minhotas não foram capazes de mostrar uma cara diferente na segunda parte. A primeira grande oportunidade das águias resultou num aumento da vantagem no marcador. Na sequência de um pontapé de campo, Ana Seiça recebeu a bola de Anna Gasper e, com um pontapé acrobático, enviou a bola para o fundo das redes famalicenses.
O desenvolvimento da segunda parte continuava a ser pintado pela cor vermelha, contudo sem ocasiões de grande perigo para ambas as partes. Já nos momentos finais, Chandra Davidson voltou a ter mais duas oportunidades para converter em golo, mas falhou nas duas.
Aos 86 minutos houve a primeira e última grande oportunidade da formação minhota para diminuir a vantagem no marcador. Paulinha Ferreira apareceu isolada no coração da área e rematou para uma boa defesa de Rute Costa. Assim terminou o embate, 2-1 resultado favorável às atuais líderes do campeonato.
Com este resultado, o FC Famalicão está na zona de despromoção, com 10 pontos. O próximo jogo das famalicenses será frente às vizinhas minhotas do SC Braga. O encontro está marcado para o dia 16 de março, às 11 horas.