“A hora de intervir é agora ou já” é o mote do festival que terá lugar em Lisboa e Braga.

Nos dias 3 a 5 de abril, o Festival Política instala-se no Cinema São Jorge, em Lisboa. Já no seguinte mês de maio, dias 2 a 4, ruma à capital do Minho para dois dias repletos de programação no Centro de Juventude.

No ano em que os 50 anos do 25 de abril são assinalados, a programação terá direito a artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas. Serão desenvolvidas propostas e reflexões focadas na necessidade de um aumento da participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. No cinema, serão apresentadas 11 produções nacionais e internacionais. Serão também atribuídos alguns prémios como Prémio do Júri – Filme do ano, Prémio do Público e Prémio Futuro.

“Beers and Politics” será um formato internacional de estreia no painel. Uma sessão de conversa informal que pretende debater ideias e propostas políticas de cerveja na mão. Lisboa e Braga serão as primeiras cidades portuguesas a receber o modelo de debate que nasceu em Barcelona, em 2008.

Para além de Lisboa e Braga, o Festival Política seguirá para Loulé, em outubro. No mês seguinte, o evento segue para Coimbra.