Os participantes organizaram-se em grupos de cinco e percorreram a sala onde se encontravam profissionais das diferentes áreas da comunicação.

O segundo dia das Jornadas da Comunicação foi marcado por uma manhã de Speed Dating. Os participantes ouviram vários profissionais das diferentes áreas da comunicação: Audiovisual e Multimédia, Jornalismo, e Publicidade e Relações Públicas.

Esta atividade, organizada pelo Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM), foi uma oportunidade para trocar ideias, tirar dúvidas e receber conselhos por parte dos oradores. Foi uma chance única para “os futuros profissionais da comunicação ouvirem diretamente as experiências daqueles que já estão no mercado de trabalho”, refere Dina Coelho, Gestora de Clientes da Porto de Ideias e ex-aluna da universidade do Minho.

Dina Coelho partilhou que “foi a primeira vez que participei num Speed Dating e é uma atividade muito interessante e enriquecedora”. A oradora expressou a sua opinião sobre o evento, enfatizando a importância que teve para “ajudar a perceber melhor como é que as coisas se processam do ponto de vista profissional”, visto que “a universidade, muitas das vezes, tem uma perspetiva mais teórica daquilo que é o dia a dia do mercado trabalho, seja em que área da comunicação for”.

Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir Rafaela Gomes, Diretora de Fotografia e ex-aluna da UMinho, que partilhou a sua perspetiva: “É incrível estar a estudar algo e aparecerem pessoas que estão a fazer exatamente aquilo que estamos a estudar, mesmo relativamente a áreas que não são a nossa, conseguimos sempre tirar proveito disso.”. Acrescenta que “participar nos Speed Datings enquanto aluna proporcionou-me uma visão valiosa do mercado de trabalho e do mundo.”

Para Tiago Barquinha, ex-aluno da UMinho e Jornalista da Sport TV e da RUM, o evento foi uma oportunidade para transmitir conhecimento e incentivo aos estudantes. “Ajuda muito numa altura em que estamos com muitas dúvidas enquanto alunos, qualquer incentivo, qualquer dica é fundamental!”, comentou. “Esta área [Jornalismo] não é fácil, mas é muito bonita!”.

Além das opiniões acerca do evento, os oradores partilharam com o ComUM as características pessoais fundamentais para o sucesso nas suas áreas específicas. Dina Coelho destacou a importância da resiliência e da capacidade de adaptação na área das Relações Públicas e Publicidade, enquanto Rafaela Gomes enfatizou a necessidade de se ser comunicativo e ter visão na área de Audiovisual. Já Tiago Barquinha ressaltou a importância da curiosidade, comunicação eficaz e, novamente, resiliência para Jornalismo.

O evento foi uma verdadeira fonte de inspiração e conhecimento para os participantes. Contou, ainda, com a participação de mais seis oradores: Rui Guedes (Assessor de Comunicação no Vitória SC); Raquel Gomes (Gestora de Marketing e Comunicação); Henrique Ferreira (Jornalista no Porto Canal); Tiago Ramalho (Jornalista de Ciência no Público); Sofia Vieira (Videografa e motion designer na LKCOM); Hugo Castro (Diretor Criativo na TREZE).