A cerimónia de abertura do evento decorreu hoje, dia 12 de março, no Edifício de Educação da Universidade do Minho em Gualtar.

Para dar início às Jornadas da Comunicação, a XXVI edição, a cerimónia de abertura iniciou com um momento musical das alunas Beatriz Leite, Clara de Sousa e Joana Antunes, do curso de Ciências da Comunicação. As canções “Tudo o que eu te dou” de Pedro Abrunhosa e “Amar pelos dois” de Salvador Sobral destacaram a emoção e o ânimo dos alunos para embarcar no evento.

A presidente do GACCUM, Beatriz Teixeira, deu a sua voz para agradecer à equipa, aos docentes e a todos os alunos presentes no “maior evento que o curso pode trazer”. O diretor do curso de Ciências da Comunicação, Pedro Portela, também homenageou a ocasião e destacou que acompanha as jornadas desde as suas primeiras edições. Tudo isto a tornar o momento “muito especial e com um valor incalculável de alunos para alunos”.

A relembrar conflitos como o de Hamas e Israel, mas também da Rússia e Ucrânia, o diretor evidenciou a escolha do tema das jornadas neste ano com foco na comunicação e os direitos humanos. Mais que isto, Pedro Portela destacou a necessidade dos alunos “saírem do seu mundo próprio” e compreender criticamente aquilo que decorre ao seu redor.

As declarações pró-reitor também pontuaram a importância do debate sobre o tema que as Jornadas da Comunicação XXVI assinalam. Tudo isto a evidenciar a relevância dos alunos de Ciências da Comunicação se importarem com as questões relacionadas aos direitos humanos tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.