Estes foram dois dos 32 nomes chamados para representar a seleção nacional nos amigáveis deste mês de março.
Roberto Martínez revelou, esta sexta-feira, dia 15 de março, os 32 convocados para os amigáveis que se realizarão em Guimarães, no dia 21 de março, frente à Suécia, e no dia 26 de março, em Ljubljana, no embate com a Eslovénia.
Entre os chamados a representar a seleção portuguesa estão Bruma, do SC Braga, e Jota Silva, do Vitória SC. Estes são os únicos jogadores que irão parar os trabalhos com as respetivas equipas minhotas, para se juntarem à armada lusa.
Uma das grandes surpresas desta convocatória é Jota, o avançado vitoriano irá concretizar o “sonho” de vestir a camisola das quinas. Esta oportunidade é um feito, não só para o atacante, mas também para toda a estrutura vitoriana, visto que o último jogador a trazer esse orgulho às gentes de Guimarães foi André André, em 2015.
Jota Silva é um verdadeiro exemplo de superação e de inspiração para todo e qualquer jogador, que pretende alcançar os seus objetivos. O próprio foi um produto da formação da UD Sousense e do FC Paços de Ferreira, que, ao que tudo indicava, não vingaria nos mais altos patamares do futebol.
Em 2018/19, jogava no campeonato distrital da AF Porto, e nas épocas seguintes foi subindo patamares consecutivamente. O jovem jogador de Gondomar, representou clubes como o SC Espinho em 2019/2020, o Leixões SC e o Casa Pia AC na segunda divisão entre 2020 e 2022, e na época 2022/23 alcançou o principal escalão do futebol português ao serviço do Vitória SC.
No decorrer da atual temporada adquiriu um papel fundamental no ataque da equipa da “Cidade-Berço”, tendo faturado por 12 vezes em todas as competições, e assistido os seus companheiros por sete ocasiões. Jota é um jogador de características ímpares, tendo um estilo de jogo bastante versátil, destacando-se pela sua raça e persistência.
Já Bruma é um jogador com pedigree de seleção e que conhece bem os cantos à casa. O extremo dos bracarenses, conta com 11 internacionalizações na seleção A e outras 78 nas camadas jovens lusitanas, desde os sub-15 até aos sub-21. Ao longo das suas participações na seleção portuguesa, Bruma já fez o gosto ao pé por 33 vezes.
O jogador dos Gverreiros do Minho já leva consigo uma vasta carreira por toda a Europa, com passagens por clubes como o Sporting CP, o Galatasaray SK, a Real Sociedad, o PSV Eindhoven, o RB Leipzig, o Olympiacos FC, o Fenerbahçe SK, entre outros.
Com todo este vasto currículo futebolístico, é impossível ficar indiferente à qualidade e experiência do número sete dos bracarenses. Bruma pode ser caracterizado como um jogador veloz, tecnicista e com faro para golo, sendo uma excelente opção a ter em conta na convocatória destinada ao Europeu 2024, na Alemanha.
Nesta temporada, o número sete do SC Braga tem sido assombrado por uma série de micro lesões, mas também por uma que o afastou dos relvados por cerca de um mês, tendo prejudicado o desempenho do próprio. Apesar de todas estas contrariedades, em 22 jogos, contribuiu para golo por seis vezes.
Roberto Martínez acreditou, mesmo assim, no potencial desequilibrador de Bruma, e colocou-o no lote dos 32 jogadores convocados. O mesmo aconteceu com Jota Silva, que se deverá estrear pela seleção, possivelmente, no Estádio D. Afonso Henriques, frente à Suécia, sendo este o local propicio para tal acontecimento.