Rusgas foram eleitas para dar continuidade à tradição sanjoanina de Braga em 2024.
A pouco menos de três meses das aguardadas Festas de São João de Braga, foi realizada uma arruada, no passado dia 23 de março, que trouxe à cidade o aroma e o espírito sanjoanino, antecipando a plenitude das celebrações que estão por vir. A Associação de Festas de São João de Braga, acompanhada por grupos do concelho, tomou algumas ruas do Centro Histórico e a 56ª edição da AGRO como palcos para apresentar algumas novidades planeadas para as sanjoaninas deste ano, a decorrer entre 14 e 24 de junho.
Com passagem pelo Mercado Municipal, às 9h00, onde a animação e a alegria de S. João marcaram presença, o evento serviu para anunciar que “As Rusgas” serão o tema central das festividades deste ano. Será um tributo aos grupos que, na noite de 23 de junho, desfilavam pela Avenida da Liberdade até à Ponte de São João, assim como aos grupos etnográficos que atualmente preservam esta tradição.
Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João, enfatizou que o objetivo principal deste evento, realizado poucos dias antes da Semana Santa (outra celebração única em Braga) é lembrar que faltam apenas três meses para as festividades. Destacou, ainda, o orgulho em manter viva a tradição e “fazer do S. João a festa mais tradicional, participativa e popular de Portugal”.
No ano passado, foram homenageadas as Bandas Musicais, e este ano, as Rusgas foram eleitas para dar continuidade a esta tradição. A escolha deve-se à sua importância na tradição sanjoanina de Braga, sendo que o Cortejo das Rusgas é uma manifestação de alegria, cultura e história da cidade, na noitada de São João.