A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, a Diocese e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas.
Entre os dias 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo traz uma nova edição da “Páscoa Doce”. A agenda integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfiles, procissões e música, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, conjugando fé e devoção com alegria e animação.
Durante a conferência de imprensa de lançamento da Páscoa Doce, o vereador da Cultura, Manuel Vitorino, ressaltou a importância desta época para os cristãos, destacando a alegria com que é vivida nas freguesias. O vereador explicou que o programa combina elementos da religiosidade popular, festividades e gastronomia, com o propósito de promover o território, a sua identidade e memória.
A novidade da edição deste ano é a celebração da Mordomia do Senhor dos Passos, agendada para o dia 23 de março à tarde. Esta comemoração visa resgatar o aspeto etnográfico dos momentos solenes, quando as senhoras, especialmente as mais jovens, usavam trajes festivos de dó, com cores mais sóbrias. O desfile está programado entre o Largo de São Domingos e o Passeio das Mordomas, com a participação de grupos folclóricos e aberto à comunidade (inscrições disponíveis no Museu do Traje). O objetivo é aproveitar a presença dos visitantes para destacar o património cultural e imaterial profundamente enraizado nas nossas terras.
No domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo dará início às celebrações do Compasso Pascal, abrindo portas às 9h00. Enquanto isso, a Sé Catedral tem eucaristias programadas para as 9h30, 11h00 e 18h00.