As XXVI Jornadas da Comunicação começam já na terça-feira e prometem novo conhecimento e novas competências aos estudantes de comunicação.
Organizadas pelo GACCUM (Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho), as XXVI Jornadas da Comunicação realizam-se já esta semana nos dias 12 e 13 de março. Contam com a participação de diversos palestrantes em atividades direcionadas aos alunos de Ciências da Comunicação.
A presidente do GACCUM, Beatriz Teixeira, descreve as jornadas como “dois dias repletos de conhecimento e oportunidades para todos os alunos” e que nenhum evento que o GACCUM organiza durante o ano se compara à escala das jornadas. Beatriz Teixeira aponta para o facto de os conhecimentos adquiridos complementarem os da licenciatura, nomeadamente sobre o mercado de trabalho.
A responsável realça duas principais diferenças entre o cartaz deste ano e o do ano passado: o ano passado havia um tema, inteligência artificial, enquanto este ano não queriam que houvesse uma restrição nos assuntos tratados. Apontou também para o facto de que, este ano, as formações são realizadas em horários diferentes para permitir que os estudantes possam participar em todas. Beatriz Teixeira enumera as inúmeras vantagens que as jornadas trazem aos alunos, como “entender mais sobre certos temas da área”, “descobrir algo novo que gostam dentro da área” e “aproximarem-se um pouco mais do mercado de trabalho”.
Para fazer a escolha dos oradores e palestrantes, o GACCUM teve em conta os temas que queriam trazer. Escolheram assim pessoas que consideraram “úteis para os alunos” e que trouxessem “dinâmica a uma palestra”. Para terminar, Beatriz Teixeira deixa o seu testemunho sobre como as jornadas e o GACCUM apoiam os alunos de Ciências da Comunicação: “proporcionam novas oportunidades, novos conhecimentos e abrem novas portas”. Acrescenta que mostram aos alunos novos campos dentro da área a seguir que não tinham imaginado para o seu futuro e que lhes pode despertar interesse.
O programa das jornadas começa dia 12 de março. A sessão de abertura tem início às 9h30 e conta com um momento musical. Meia hora depois está marcado o começo do “Painel de Abertura” onde os temas principais da conversa serão a Comunicação e os Direitos Humanos. O painel é gratuito e aberto ao público e conta com a presença de cinco palestrantes: Dr. Paulo Fontes, que faz parte da amnistia; Ana Paula Cruz, médica e ativista pelos direitos humanos; Maria Almeida, jornalista e co-fundadora do “Fumaça”; Ana Rodrigues, professora de direito e mestre em direitos humanos; Leonel Azevedo, que faz parte da Cruz Vermelha.
Durante a tarde do mesmo dia vão decorrer três formações: “Construção de uma Identidade como jornalista”, “Animação” e “Organização e Comunicação de um Festival”. Iniciam a partir das 14h e prosseguem uma hora e meia após a anterior.
Na primeira formação contamos com a presença de Rui Dias, jornalista do Jornal de Notícias e d’O Minho. O GACCUM promete aos participantes mais conhecimento na área e mais competências que ajudam os estudantes que estão interessados em seguir uma carreira no jornalismo.
A segunda formação, ligada à animação, conta com José Costa. O orador trabalha na Nu Boyana Film Studios e no Lusco Fusco Animation. O objetivo da formação é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a animação e partilhar sobre a sua profissão e a própria indústria.
A última formação conta com a participação de Francisco Quintas, trabalhador na Cosmic Burger. O orador procura instruir os participantes no tema da organização e comunicação de festivais e eventos.
O programa de dia 13 de março está recheado com três talks e um speed dating. A segunda atividade começa pelas 10h e conta com os testemunhos de nove pessoas que trabalham na área da comunicação. O objetivo é partilhar dicas e a sua experiência no mercado de trabalho com os estudantes. Os oradores são Rui Guedes, Diana Coelho, Raquel Gomes, Tiago Barquinha, Henrique Ferreira, Tiago Ramalho, Rafaela Gomes, Sofia Vieira e Hugo Castro. Alguns são ex-alunos de Ciências da Comunicação e trabalham como gestores, assessores, jornalistas e técnicos de audiovisual em diversas empresas.
As talks envolvem o “Audiovisual em Portugal”, com Sofia Summavielle e Luís Ismael, “Comunicação e Cultura”, com Carolina Lapa e Ana Dinis e “Jornalismo Local vs. Nacional”, abordada por Elsa Moura e Paulo Sousa. As Jornadas terminam com a Feira da Empregabilidade, que começa às 18h.
As XXVI Jornadas da Comunicação realizam-se nos dias 12 e 13 de março e as inscrições para participar já estão abertas e encontram-se disponíveis na página de Instagram do GACCUM.