A Maldição de Hill House é um romance de Shirley Jackson. Conhecida pelas suas obras de terror, Jackson é uma referência para autores do género literário do terror, como Stephen King. O livro já foi adaptado para o cinema em dois filmes e para uma série da Netflix.

DR

A obra conta-nos a história de um especialista e estudioso do oculto, John Montague, que aluga a Hill House com o objetivo de encontrar algo em concreto que possa provar a existência do sobrenatural. O protagonista é acompanhado pela sua assistente Theadora, Luke, o futuro herdeiro da propriedade e Eleanor, uma mulher frágil e solitária, já com experiência de encontros com poltergeists.

Shirley explora muito bem o aspeto do terror psicológico, sendo esse um dos pontos fortes do livro. A maneira como descreve o estado psicológico, emoções e medo das personagens faz com que também sintamos medo. Contrariamente, os acontecimentos sobrenaturais ou as manifestações que a autora descreve não provocam pavor. Como admiradora do gênero de terror, esperava mais nesse sentido, embora tenha percebido, no final, que essa não era a direção que a autora pretendia tomar.

Eleanor é quem nos conta a história, revelando uma ligação intensa e recorrente com a casa. Com as mudanças de personalidade e atitudes estranhas, a autora conseguiu criar alguns momentos de suspense deixando o leitor entusiasmado com o que vai acontecer a seguir. No entanto, por vezes, os momentos morriam muito rápido e parecia que não tinha acontecido nada de mais.

Assim sendo, em A Maldição de Hill House o mais interessante são mesmo as personagens, nomeadamente como tiveram de lidar com as diferentes personalidades entre si e como acabam por irritar o leitor. Como mestre do terror psicológico, Shirley Jackson consegue entrar no nosso psicológico através das personagens, com o terror e um bocado de comédia também á mistura.

Para algumas pessoas pode ser uma leitura mais lenta e até aborrecida, daí que a imaginação seja muito importante nesta obra. Mesmo assim, A Maldição de Hill House continua a ser um clássico do terror que vale sempre a pena ler uma vez na vida.

“Nenhum organismo vivo pode existir durante muito tempo em condições de realidade absoluta, mantendo a sua sanidade. Hill House, uma casa nada sã, erguia-se solitária entre as colinas que a rodeavam, com uma profunda escuridão dentro si.”